Super banner
Super banner

22% das jovens já estiveram seminuas na web

22% das jovens já estiveram seminuas na web

Os números foram divulgados pela “Campanha Nacional para Prevenir Adolescentes e Gravidez Indesejadas”, com o apoio do site CosmoGirl.com, que entrevistou 1280 adolescentes e jovens adultos.

A pesquisa indica que um terço dos garotos (33%) e um quarto das jovens (25%) disseram ter aberto em seus computadores, pelo menos uma vez na vida, conteúdos de imagens com apelo sexual que eram supostamente privadas e “vazaram” na internet.

Dos entrevistados, 15% dos jovens que mandaram imagens ou arquivos de conteúdo sexual (como mensagens de texto, e-mails ou vídeos) fizeram isso para alguém que conheceram no mundo virtual.

Para a psicóloga clínica Cristina Godoy, especialista em jovens e adolescentes, o estudo apresenta dados relevantes de que a internet está sendo usada como uma exposição de segurança ilusória: “Os adolescentes, assim como os adultos, usam a internet para se exporem de uma maneira que não fariam na vida real. Existe uma sensação de falsa proteção na web, que faz com que se exponham sem limites e sem pensar nas conseqüências”.

As razões para as garotas se mostrarem são variadas, segundo respostas das próprias aos pesquisadores. Dois terços delas (66%) disseram que fizeram por “diversão ou flerte”, 52% justificaram como um “presente sexy” para o namorado e 40% julgaram como uma “brincadeira”.

Em relação aos adolescentes do sexo masculino, o índice tem ligeira queda: 18% deles já publicaram imagens de cunho sexual na internet.

A maior exposição das jovens, segundo a psicóloga Cristina Godoy, pode estar relacionada com a luta pelo maior espaço das mulheres no período atual, e também com um problema de auto-estima: “Elas não são más informadas. Podem achar que estão lutando pela independência, mas acabam desrespeitando o próprio corpo em uma vulgarização da imagem. Não existe mais a noção de preservação entre a maioria dos jovens. Algumas podem estar ligadas a uma baixa auto-estima, e fazem isso para mostrar que tem algo a oferecer.

FONTE: INFO PLANTÃO

Notícias relacionadas