Super banner

Alunos de Uberaba visitam museus de Araxá

Alunos de Uberaba visitam museus de Araxá

Araxá é destino para escolas da região. Na última semana, alunos do Instituto Teresa Valsé, da Rede Salesiana de Ensino de Uberaba,  visitaram os museus “Calmon Barreto” e “Memorial de Araxá”, e também a sede da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Os 58 estudantes acompanhados dos professores de Ciências, Matemática e Geografia, conheceram “in loco” a história regional, de acordo com proposta curricular da escola.  Na sede da FCCB, receberam informações sobre a criação da estrada de ferro e do prédio da estação ferroviária, da transformação em Fundação em 1984 e do papel atuante da instituição no fomento da cultura de Araxá e região.

Os alunos também visitaram o Ateliê de Tecelagem “Hermantina Drummond e viram o genuíno trabalho de tecelagem da nossa região e se encantaram com o processo de fabricação em teares manuais,  uma tradição mantida há anos pela Fundação Cultural Calmon Barreto.

Segundo Jaqueline, professora de ciências e coordenadora do grupo, os alunos gostaram bastante de visitar os museus de Araxá devido ao rico acervo apresentado e à importância histórica dos museus e da Fundação no contexto regional.

Para a presidente da FCCB, Régia Côrtes, receber o público estudantil nos diversos espaços culturais do município contribui para a conscientização do valor histórico que uma cidade preserva através dos seus costumes, expressões artísticas, bens materiais e imateriais que se tornam, ao longo dos anos, patrimônios históricos; além de relatos de moradores que testemunham uma época.  

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *