Super banner
Super banner

Anastasia defende necessidade do fortalecimento das políticas públicas para a juventude

Anastasia defende necessidade do fortalecimento das políticas públicas para a juventude

Anastasia durante fórum em Araxá - Foto: Omar Freire/Imprensa MG

A importância da identificação de demandas para potencializar ações das diversas áreas de governo em prol da juventude foi destacada pelo governador Antonio Anastasia, neste sábado (9), durante o 2 º Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude promovido no Grande Hotel, em Araxá. O governador destacou a educação, a saúde e o emprego como cruciais para os jovens.

Segundo o governador, para alcançar os objetivos desejados, “as políticas públicas dependem de uma ação coordenada entre as diversas áreas dos governos, tanto federal, estadual ou municipal, já que o jovem é sempre destinatário das políticas de educação, de saúde, de emprego, de cultura, de esporte”.

Parcerias para resultados

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, ressaltou a importância da parcerias entre o Governo de Minas e os municípios, a fim de garantir êxito nas políticas públicas para os jovens.

“Nos últimos anos, o Governo de Minas nos proporcionou uma estrutura com indicadores, dados e, sobretudo, instrumentos para desenvolver políticas públicas para a juventude. O resultado é que, hoje, nos sentimos em condições de dar aos gestores públicos municipais a oportunidade de executarem políticas públicas eficazes e de qualidade”, disse o secretário.

O subsecretário da Juventude do Estado de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, destacou o pioneirismo do Estado na implementação de políticas públicas.

“Minas Gerais é o primeiro Estado a ter um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da juventude, que mostra onde temos que investir mais e onde temos que investir muito mais, para que o desenvolvimento social na educação e na segurança não deixe de prosperar”, afirmou Azevedo. Ele citou mecanismos a serem criados pela subsecretaria como o Observatório da Juventude de Minas Gerais, um site que terá, dentre outras informações, quais as áreas mais vulneráveis do Estado.

Anastasia esteve acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho. Também participaram do evento, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sargento Amilton, os deputados federais Marcos Montes e Marcus Pestana e os deputados estaduais Bosco e Antônio Lerin.

Fórum

O fórum foi promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria da Juventude, com apoio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. Teve por objetivo capacitar e integrar gestores públicos de juventude de Minas Gerais, a fim de incentivar ações efetivamente transformadoras de suas respectivas realidades locais.

Notícias relacionadas