Alunos da rede municipal de ensino, professores, militares, Tiro de Guerra, integrantes da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo e autoridades políticas se reuniram, na manhã desta sexta ( 1º), para a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, em Araxá. O patriotismo foi enaltecido com apresentações artísticas dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Pixote e hasteamento de bandeiras no Altar da Pátria, na Praça Arthur Bernardes, em frente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).
Em discurso, o prefeito municipal Aracely de Paula destacou a satisfação em fazer parte da solenidade e, também, a necessidade de comprometimento dos cidadãos com a cidade e o país.
“Mais do que nunca precisamos amar e defender esse país, nossas instituições. Honrar nosso passado e confiar no nosso futuro. Semana da Pátria é importante para isso, estamos ao lado das crianças e autoridades acreditando que, se Deus quiser, a cada ano Araxá será uma cidade melhor e mais justa”, afirma o prefeito.
A assessora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Rocha, representou a secretária Gessy Lemos e afirmou que os estudantes têm se interessado mais pelo patriotismo. “Para nós, da Secretaria Municipal de Educação, junto com os professores, esta é uma comemoração muito importante, principalmente pela situação em que se encontra o país. Tentamos formar nos alunos um conceito de ética, cidade, respeito e valorização pela pátria”, destaca a assessora.
Programação
Na segunda-feira, 4, o evento será no Corpo de Bombeiros, às 8 horas, e na terça-feira, 5, as comemorações cívicas serão na sede do 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM). A Semana da Pátria culmina as celebrações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação com grande desfile cívico de 7 de setembro, na quinta-feira, às 8 horas, na avenida Getúlio Vargas.