Super banner

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 1

O prefeito Aracely de Paula se reuniu com a imprensa, na tarde desta terça-feira (24), para anunciar importantes ações em infraestrutura urbana, dentro das comemorações do Sesquicentenário de Araxá.

Na pauta, as revitalizações da avenida Senador Montandon, das praças da cidade e do Parque do Cristo, e o resultado da pesquisa pública relativa a intervenções na avenida Antônio Carlos. O prefeito comentou ainda novidades sobre o projeto do futuro Pronto Atendimento Municipal.

Revitalização da avenida Senador Montandon

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 2

O prefeito Aracely de Paula abriu o encontro comentando sobre a revitalização da avenida Senador Montandon. Ele anunciou que já foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Patrimônio Público e nesta quarta-feira (25) também será assinado um TAC com o Ministério Público do Meio Ambiente para a questão das palmeiras.

Segundo o prefeito, também houve amplo debate e consenso do novo governo com representantes do Grupo Araxaense Graças a Deus, defensores das palmeiras. Aracely disse que elas serão remanejadas para o Centro Administrativo, em um espaço dedicado como um memorial.

“Queremos dar à avenida Senador Montandon um local mais seguro tanto para o tráfego quanto para os pedestres, com um canteiro central adequado, a cidade cresceu, se modernizou. As palmeiras que foram plantadas em governo passado meu, há quase 30 anos, hoje estão minimizadas naquele local. Elas serão replantadas, vamos dar o devido respeito dedicando com um memorial, em local aprazível, onde continuarão crescendo e enfeitando a nossa cidade”, relatou o prefeito”, destaca.

Novo Pronto Atendimento Municipal

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 3

Em relação ao novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), o prefeito Aracely anunciou que um decreto está previsto para ser assinado nos próximos dias desapropriando área na avenida João Paulo II, pertencente ao Instituto de Previdência Municipal (Iprema) e está próxima ao futuro Cartório Eleitoral, para a instalação dessa nova unidade de saúde.

No uso da palavra, a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão, destacou que serão investidos no novo PAM cerca de R$ 6 milhões para a construção e aquisição de equipamentos, recurso este assegurado no Orçamento-Geral da União pelo prefeito Aracely quando ainda deputado federal e também por parceria público-privada com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

O novo PAM será de Porte 2 conforme projeto do Ministério da Saúde – nove a doze leitos de observação, com abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes (Araxá e microrregião tem cerca de 170 mil) -, mas em área de 2 mil m² que futuramente pode ser ampliado para Porte 3.

Pesquisa Pública avenida Antônio Carlos

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 4

Em seguida foi feita a apresentação do resultado da pesquisa pública realizada recentemente na avenida Antônio Carlos, realizada pela Ouvidoria Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.

Na oportunidade, a população respondeu se era favorável ou contra as interligações em dois setores na avenida – rua Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont, e rua Calimério Guimarães com a rua Capitão José Porfírio.

De acordo com o levantamento, 2.087 (91%) votos foram favoráveis a um novo projeto com as duas interligações; 206 (9%) foram contrários.

A pesquisa também registrou 101 votos favoráveis somente à interligação das ruas Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont, e 139 votos favoráveis somente à interligação da rua Calimério Guimarães com a rua Capitão José Porfírio.

Além das duas interligações atendendo maioria da vontade popular, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana destaca que o projeto para avenida Antônio Carlos também contempla nova sinalização viária para organizar o fluxo de pedestres e de veículos e paisagismo em sua praça para tornar convidativa a presença das pessoas.

Assim como as praças da cidade, o prefeito Aracely e o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete, destacaram que a praça da avenida Antônio Carlos deve ser um local humanizado, com espaços onde as pessoas possam usufruir em bancos mais adequados e com sombra, além de implantação de jardins e pontos mais acessíveis.

Praças da cidade

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 5

Foi apresentado ao público projetos de revitalização das praças da cidade. O prefeito Aracely anunciou que as primeiras a receberem intervenções são as praças dos Salesianos (avenida João Moreira Sales, Centro), Princesa Isabel (rua Dona Maroca, bairro Sagrada Família), Dom Bosco (Centro), Arthur Bernardes (antiga Estação Ferroviária) e Hely França (ao lado da Igreja do Rosário, Centro).

Na oportunidade, o prefeito Aracely de Paula apresentou o arquiteto e urbanista Leandro Farnetano Rocha, responsável pelos projetos de modernização das praças.

“É o nosso pontapé inicial para a humanização das praças. São pontos de encontro para a confraternização das famílias, para todas as idades, são locais de sossego, entretenimento, reflexão. Esse projeto é uma grande contribuição nossa para a comunidade”, destaca Aracely.

Farnetano explica que a sua proposta trabalha o potencial de cada praça. “Percebemos uma característica que as praças já têm árvores grandes e uma estrutura sólida que se deteriorou com o tempo ou foi abandonada. Vamos revitalizar isso e utilizar em cima do que existe o uso contemporâneo de equipamentos esportivos, espaços de lazer, iluminação nas copas das árvores, trazendo movimento, vida para as praças. Cada uma será adequada dentro do seu potencial”, destaca o arquiteto.

Parque do Cristo

Aracely apresenta diversas obras de infraestrutura urbana 6

O prefeito Aracely de Paula destacou que a revitalização do Parque do Cristo é o grande diferencial para fechar a comemoração do Sesquicentenário de Araxá.

Na oportunidade, ele convidou o arquiteto Marcello de Gusmão Machado, experiente profissional da prefeitura e autor do projeto do Parque do Cristo, para apresentar a nova revitalização do local.

O projeto prevê a desapropriação de imóveis na avenida Washington Barcelos para integrar o parque com a comunidade, voltando a ser um referencial turístico.

Com o Parque do Cristo ampliado em mais 5 mil m², a nova revitalização do local contempla a construção de uma nova praça com coreto, pista de caminhada, área para expositores de produtos de Araxá, espaço com equipamentos de ginástica e lazer, recepção para turistas, reforma da escadaria, restauração da área do restaurante, acessibilidade em todos os setores, dentre outros.

“O novo Parque do Cristo vai ser o grande ponto de encontro da família araxaense e ponto do turismo, uma constante para todos. Hoje ele é colocado como uma referência ruim, mas haverá de ser orgulho de todos nós. Eu acredito muito naquilo que nós fazemos”, conclui o prefeito Aracely de Paula.

Notícias relacionadas