Super banner

Araxá dá início às comemorações da Semana da Pátria

Araxá dá início às comemorações da Semana da Pátria

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na manhã de hoje (31) em Araxá, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Araxá e apresentação musical por integrantes da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo , no Altar da Pátria na Praça Arthur Bernardes. Diversas autoridades civis e militares participaram do início das comemorações de 2009, que abordam o tema “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade”.

O prefeito Jeová Moreira da Costa ressalta que a cidade dá início à uma semana onde todos poderão respirar a liberdade. “Quando paramos para pensar e refletir com a abertura das comemorações da Independência do Brasil nesta semana, começamos a ver o valor e a importância deste sentimento, que é a liberdade”.

Em um dos discursos, o juiz e diretor do Fórum local, Renato Zouain Zupo, falou sobre os a força da juventude e os ideais da nação. “Enquanto permitirmos que nossos jovens se desiludam com os péssimos exemplos que veem de cima, solapando-lhes a esperança e fazendo com que percam a referência e os bons exemplos de caráter, aculturando sua inocência, afastando-os dos livros e do saber, jamais seremos grandes, muito menos gigantes”, disse.

Atividades

Araxá dá início às comemorações da Semana da Pátria 1

O tradicional desfile de 7 de Setembro foi cancelado por recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A. Por isso, as ações cívicas da Semana da Pátria, programadas pela Secretaria Municipal de Educação, não culminarão no desfile. 

“O projeto Semana da Pátria 2009 tem subtemas que dizem a respeito dos diretos humanos fundamentais, nós iniciamos as comemorações tradicionais no Altar da Pátria e durante a semana elas ocorrerão em diversos setores da cidade. As participações e os convites foram setorizados, a rede municipal estará presente em todos os eventos, bem como as demais escolas convidadas e as associações das respectivas regiões”, diz a secretária Giovana Maria de Paula Mesquita Guimarães.

A secretária destaca a importância da inclusão social no contexto atual de patriotismo. “O sentimento de civismo e de patriotismo deve ser cultivado, vivenciado, entendendo que o patriotismo contemporâneo é um patriotismo de humanismo, de inclusão social, que faz parte de uma releitura do patriotismo tradicional. É uma semana de reflexão, de nós nos pensarmos enquanto nação, enquanto povo e enquanto unidade”, afirma Giovana.  

As atividades dão sequência, sempre às 8h, nesta terça-feira (1º), na Secretaria Municipal de Educação. Quarta-feira (2), no Uniaraxá; quinta-feira (3), no Corpo de Bombeiros; e sexta-feira (4), no 37º Batalhão de Polícia Militar. Na próxima segunda, dia 7 de setembro, acontecerá o encerramento das comemoração, também no Altar da Pátria.

Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Araxá dá início às comemorações da Semana da Pátria 2

Atiradores do Tiro de Guerra (TG) e militares participaram da Corrida do Fogo Simbólico, que se estendeu pelas principais ruas e avenidas do Centro. A atividades chegam na 72º edição e sempre foram promovidas pela Liga da Defesa Nacional, um dos atos que iniciam a Semana da Pátria pelo país.

“Nós sentimos falta na sociedade do civismo e patriotismo que estão muito ausentes. Aproveitando a Semana da Pátria e resgatando essa tradição que é a Corrida do Fogo Simbólico, realizada em Brasília e em diversas cidades do Brasil, procuramos trazer à tona o amor à pátria, mesmo porque sentimos que o povo brasileiro precisa aumentar esse patriotismo no dia a dia e não somente nesta semana”, conta o chefe do TG em Araxá, sargento Juarez Souza da Silva.

Notícias relacionadas