Super banner
Super banner

Araxá debate Eleições Limpas e Voto Consciente nesta segunda

Araxá debate Eleições Limpas e Voto Consciente nesta segunda

Araxá debate Eleições Limpas e Voto Consciente nesta segunda 1

Uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), a Associação Comercial de Industrial (Acia) e a Fundação Acia promove a palestra Eleições Limpas e Voto Consciente nesta segunda-feira (12), no Centro de Convivência do Uniaraxá, a partir das 19h.

O projeto é uma iniciativa do Ministério Público (MP) que desenvolve a campanha Voto Consciente – Eleições 2014, com o objetivo de promover uma série de ações em todo o Estado para alertar a comunidade sobre a importância do voto e de combater as práticas ilegais de candidatos, principalmente com a proximidade do período eleitoral. A campanha é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal Regional Eleitoral e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

A palestra é ministrada pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Eleitorais de Minas Gerais e coordenador estadual da Campanha Voto Consciente, Edson de Resende Castro. De acordo com a promotora de Justiça em Araxá, Mara Lúcia Silva Dourado, o MP espera com essa iniciativa sensibilizar a sociedade de forma geral.

“Além de fortalecer o combate às práticas ilegais que ocorrem, principalmente, com a proximidade dos pleitos, caso de compra de votos, financiamento irregular de campanhas e uso da máquina pública.”

Ela destaca ainda que, em casos de denúncias de corrupção, o MP investiga e busca a punição dos envolvidos. “Como defensor da sociedade ele pode adotar condutas preventivas aptas a afastar a corrupção. A campanha é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância do voto, levando o cidadão a refletir sobre a vida pregressa e propostas dos candidatos”, afirma.

Mara destaca ainda a importância de realizar a palestra em um ambiente acadêmico, com grande maioria formada por jovens que é o futuro do país. “Conscientizar esse segmento da população é investir numa sociedade livre da corrupção.” Ela convida ainda toda a comunidade a participar do movimento. “É fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos que tenham uma vida pregressa pautada pela honestidade, probidade e que apresentam propostas idôneas e capazes de contribuir com o interesse público.”

O reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes, conta que o interesse de trazer a palestra para a instituição surgiu no ano passado, quando o promotor Edson Castro palestrou pela primeira vez em Araxá. Ele destaca que faz parte da missão do Uniaraxá trabalhar a educação cidadã.

“Acreditamos na necessidade de mudança no perfil de boa parte dos eleitores e dos gestores públicos. O passo mais importante para resolver as grandes mazelas da sociedade no Brasil está na eleição de um maior número de gestores públicos com perfil adequado para o cargo.”

Válter convida toda comunidade para participar da palestra. “Queremos atingir principalmente formadores de opinião e pessoas com potencial para desenvolver atividades nas escolas, igrejas, empresas e em outras comunidades.”

Ele destaca ainda o importante papel da educação, que pode garantir um futuro melhor para o indivíduo e também para a comunidade onde vive. “A educação colabora, direta ou indiretamente, para a solução de todos os problemas sociais. Porém, a análise da importância do voto consciente nos leva, também, a conclusão de que a solução para a maioria dos problemas sociais chama-se gestão pública. Toda organização bem gerida traz resultados”, ressalta.

Para ele, o brasileiro tem um grande desafio quando escolhe seu gestor público e uma campanha por eleições limpas e por um voto consciente pode contribuir na busca de eleitores mais politizados e políticos mais comprometidos.

Quem quiser saber mais do assunto, pode curtir a página da campanha no Facebook: www.facebook.com/votoconscientempmg. Para denúncias, o cidadão poderá utilizar o telefone 127.

Notícias relacionadas