Super banner

Araxá é a primeira cidade de Minas Gerais a municipalizar escolas estaduais

Araxá é a primeira cidade de Minas Gerais a municipalizar escolas estaduais

Maior proximidade entre a escola e a comunidade, poder de ação imediato diante de problemas cotidianos, mais investimentos em infraestrutura e projetos pedagógicos e ampliação de vagas no município. Araxá é a primeira cidade de Minas Gerais a aderir ao processo de municipalização do Governo do Estado. As Escolas Eduardo Montandon, Delfim Moreira, Lia Salgado, Padre João Botelho e Pio XXII já iniciaram o ano letivo de 2022 sob os cuidados e investimentos da gestão municipal.

O projeto de Municipalização, de autoria do Executivo, foi autorizado pela Câmara de Vereadores em outubro do ano passado e tem como base o projeto “Mãos Dadas”, de iniciativa do Governo de Minas Gerais. Outros 442 municípios em todo o estado que ofertam ensino nos anos iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) também estão aptos a aderir ao projeto e deverão passar pelo processo nos próximos anos.

O prefeito Robson Magela e a secretária Zulma Moreira visitaram as cinco escolas municipalizadas na cidade nesta quinta-feira (24) para reforçar o compromisso de mais investimentos da educação e entrega de materiais escolares. “O nosso compromisso com a educação é pautado em investimentos na melhoria da qualidade do ensino e na valorização dos servidores. A municipalização é um processo que vem sendo discutido há alguns anos e eu fiquei muito satisfeito com o resultado desse processo em Araxá. Agora, podemos realizar investimentos que vão chegar a um número maior de alunos, ” destaca o prefeito.

A diretora da escola Delfim Moreira, Tatiane Teixeira Duarte, destaca o diálogo com o Município como fundamental para o sucesso da transição. “Vamos dar a mesma continuidade no trabalho e qualidade na educação, só que agora, com a ajuda da Rede Municipal. Nós estamos somando a experiência que temos no Estado com as ações positivas da Administração Municipal. É uma soma com garantia de sucesso”, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, a municipalização reorganizou toda a rede de Ensino Municipal, possibilitando o aumento de mais 625 vagas prioritariamente para a educação infantil, que é o grande gargalo em todo o país. “Nós conseguimos trazer as crianças com mais de 4 anos que estavam nas creches municipais para salas de aulas que antes estavam desocupadas em unidades do Estado. Com isso, conseguimos abrir mais 300 vagas para a faixa etária de 4 meses a 3 anos, que é uma grande demanda na cidade”, conta Zulma.

Notícias relacionadas

2 Comentários

  1. Juliana

    Achei péssimo essa municipalização, acho que só veio para atrapalhar misericórdia, meu filho estava no Eduardo Montandom, fui obrigada a tirar ele e colocar no lia salgado super longe pra mim porque eles inventaram de tirar o período íntegral dos 1,2,3°anos e colocar os meninos de dez anos do quinto ano período íntegral uma absurdo!!! Nossa acho que não podia ser tão horrível essa ideia de municipalização porque quem organiza período íntegral não tem noção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *