Super banner

Araxá ganha Associação de Horticultores Familiares

Araxá ganha Associação de Horticultores Familiares

A reunião para a criação da Associação dos Horticultores Familiares de Araxá foi realizada no Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT), coordenada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Caio Márcio Côrtes. Participaram do encontro cerca de 35  pessoas que atuam dentro do projeto Limpando e Produzindo, que agrega diretamente 70 pessoas e indiretamente em torno de 320, com 105 lotes sendo cultivados no perímetro urbano.

Durante a reunião, o secretário reforçou a parceria entre a atual administração municipal e os horticultores no sentido de melhora e ampliar o projeto em toda a cidade. Caio Côrtes afirmou os horticultores terão por parte de sua pasta maior incentivo como insumos, transporte de esterco, orientação de dois técnicos e um agrônomo, ferramentas e sementes.

O horticultor também ganha a isenção na conta de água e o dono do terreno é isento do imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com o secretário, o projeto Limpando e Produzindo, além complementar a renda das famílias envolvidas, gera emprego, renda, movimenta a economia da região onde a horta está produzindo, gera alimentos frescos e sadios, sem contar que se tornar um grande aliado na luta contra lotes vagos e sujos, evitando a proliferação de bichos, insetos, animais peçonhentos e principalmente o mosquito da dengue.

Caio Côrtes destacou que faz questão de incentivar a criação da Associação dos Horticultores Familiares de Araxá, que irá fortalecer e auxiliar na ampliação do programa.

Entre as propostas e ações da secretaria, Caio Côrtes, ressaltou que a organização dos horticultores irá facilitar a solicitação de projetos e recursos nas esferas estadual e federal e ainda auxiliá-los na formatação de um espaço alternativo (feira) para a comercialização da produção.

Notícias relacionadas