Super banner
Super banner

Araxá gera 1,7 mil empregos no 1° semestre de 2013

Araxá gera 1,7 mil empregos no 1° semestre de 2013

Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – Em um levantamento feito pela unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), mais de mil empregos foram ofertados no 1° semestre de 2013.

A coordenadora do Sine, Gisaura Delmira de Andrade, destaca que 1.719 vagas foram colocadas à disposição do público, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Anteriormente instalada no anexo do antigo prédio da Prefeitura (na rua Presidente Olegário Maciel), o número foi muito comemorado pelo Sine que completou um ano de nova unidade em junho passado e estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

“Nosso novo espaço facilita a visita dos trabalhadores e acho que serviu para melhor atendê-los de uma forma mais digna e atenciosa conforme merece. O número de vagas tem crescido cada vez mais não só aqui na unidade (do Sine), como no mercado de trabalho de Araxá em um todo. Com essa permanência no Centro, facilitou os trabalhadores não perder o contato conosco”, salienta.

Entretanto, Gisaura alerta que das 1.719 vagas ofertadas menos de 50% foram aproveitadas.  “Nós verificamos é que um dos fatores que ocasionam essa falta de aproveitamento é geralmente baseado na falta de qualificação do trabalhador para o aproveitamento dessas vagas. O trabalhador ainda carece muito de qualificação profissional para atender as expectativas e as necessidades dessas empresas”, ressalta a coordenadora.

Ela acrescenta que outro fator que aponta pouco aproveitamento das vagas é a falta de identificação do trabalhador com a função. “Muitos trabalhadores procuram o posto de atendimento do Sine em busca de uma vaga de emprego, porém, ao verificar a oportunidade, ele nem sabe o que se identifica, o que se pretende trabalhar. Às vezes, ele chega na unidade e fala ‘preciso trabalhar e faço qualquer coisa’. Para um trabalhador se desenvolver e destacar no mercado de trabalho, ele tem, no mínimo, se identificar pela vaga”, alerta.

“O que acontece muito é o trabalhador ir até a vaga de emprego, ser contratado, trabalhar dias e depois abandonar o emprego, isso acontece com bastante frequência, é uma das grandes dificuldades que as empresas têm enfrentado nesse momento. Eles (os candidatos pelas vagas) querem trabalhar somente por uma necessidade maior, porém, na hora que se deparam com o trabalho em si, abandonam o emprego, sem dar satisfação para a empresa”, acrescenta.

<p>Gisaura aponta que o trabalhador precisa se qualificar no setor que ele tenha preferência para ingressar no mercado. “Vários são os órgãos que oferecem cursos até gratuitos na cidade como CVT (Centro Vocacional Tecnológico), Sesi/Senai, Senac, basta o trabalhador ter o interesse e se qualificar”, completa.

Atualmente, o Sine oferece cinquenta vagas como Mecânico de Manutenção, Eletricista Predial, Servente, Pedreiro, Atendente de Balcão, Empregada Doméstica, dentre outras. “Recomendamos aos trabalhadores desempregados que têm o interesse em inserir ou retornar ao mercado de trabalho que procure a unidade na Rua Calimério Guimarães, 808. Nosso funcionamento é das 8h até 17h30. O nosso contato é (34) 3691-7049”.

Notícias relacionadas