Super banner

Araxá luta contra a Aids focando homens acima de 50 anos

Araxá luta contra a Aids focando homens acima de 50 anos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), deu início aos trabalhos da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, na tarde de hoje (26), com uma palestra no grupo de idosos hipertensos no Unisul. A campanha que é focada nos homens heterossexuais com idade acima de 50 anos e tem como slogan “Sexo não tem idade, proteção também não”.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem, Telma Di Mambro, a incidência nessa faixa etária cresceu nos últimos anos. “Um dos fatores que colaboraram com a incidência da doença é o aumento na qualidade de vida e a possibilidade dessas pessoas terem uma vida sexual ativa por mais tempo”, explica.

Ela acrescenta que a resistência ao uso de camisinha agrava o problema. “Essa geração não foi criada na era da camisinha e não tive nenhum contato anterior.” Para falar sobre a importância do uso da camisinha ao público-alvo, o CTA de Araxá está realiza palestras em associações, grupos de aposentados e na própria sede. 

A idéia da campanha é esclarecer a população masculina dos 50, 60, 70 anos sobre a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais. Dados do Ministério da Saúde mostram que a incidência da Aids nessa faixa etária dobrou entre 1996 e 2006, passando de 7,5 mil casos por 100 mil habitantes para 15,7 mil casos. Dos mais de 47.437 mil casos notificados desde o início da epidemia, 63% são homens e 37% são mulheres.

Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas acima de 50 anos têm uma vida sexualmente ativa; 73,1% fez sexo no último ano e apenas 22,3% usaram preservativo na última relação, ao contrário da população de 15 a 24 anos, onde 57,3% usaram na última relação.

Clique aqui para conferir três quadros comparativos sobre a doença em Araxá.

Programação

 28/11

Entrega de Certificados dos Multiplicadores do Projeto Adolescente Seguro.
Horário: 19h30.
Local: Centro de Atendimento à Criança.

Estande Educativo – Parceria SESC no Baile da Terceira Idade.
Barraca com distribuição de preservativos, folhetos educativos e brindes.
Horário: 21h.
Local: Sesc.

Dia: 29/11

Estande Educativo – Parceria Associação dos Aposentados no Baile da Terceira Idade.
Barraca com distribuição de preservativos, folhetos educativos e brindes.
Horário: 19h30.
Local: Associação dos Aposentados.

01/12

Instituições de Saúde.
Trabalho educativo e fixação de banner, distribuição de preservativos, folhetos e cartazes nas Unidades de saúde e pelos agentes comunitários de saúde nos PSF.

Parada de Sensibilização.
Barraca com distribuição de preservativos e folhetos educativos.
Local: rua Presidente Olegário Maciel.
Horário: 16h às 18h.
Público-alvo: comunidade em geral.

07/12

DIA V – Dia do Voluntário.
Atividades educativas e distribuição de preservativos e folhetos informativos.
Local: Caic (Urciano Lemos).
Horário: 8h às 12h.

Notícias relacionadas