Super banner
Super banner

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

Araxá recebe 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso 1

 

Araxá recebeu a 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso de Araxá, na sexta-feira (24), no Clube Araxá. Durante todo o dia, representantes de entidades e da sociedade civil e organizada participaram do evento que teve como tema central “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e Conselho Municipal do Idoso.

 

 

Os objetivos da conferência foram debater temas relevantes como os avanços e desafios da Política Estadual da Pessoa Idosa; sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar a comunidade do município ou da região, especialmente, o (a) idoso (a), para conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso, nas esferas de governo federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

 

O secretário Edson Justino Barbosa enaltece a iniciativa de promover uma conferência em prol dos idosos e espera que, principalmente, políticas públicas voltadas para terceira idade sejam levantadas com objetivo de cada vez mais atenderem esse público-alvo.

 

A vice-prefeita Lídia Jordão ressalta a importância do idoso para uma Araxá melhor. “Temos aqui a ajuda dos Conselhos que são muito importantes para que sugestões sejam ofertadas pela comunidade e, assim, possam resultar em oportunidades.”

 

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Yvely Iunes Akel, destacou que a conferência é sempre uma oportunidade de abrir importante espaço para o debate de ideias e incentivar a realização de políticas públicas para idoso. “O nosso objetivo é que eles possam discutir as necessidades deles, que mostrem e participem dos planos do governo em função deles mesmos, que eles se sintam pessoas que podem dar a sua opinião e que tenham obrigação realmente para com eles, e ainda de serem correspondidos nessas dificuldades que vivem os idosos no seu dia a dia”, comenta a presidente.

 

Também fizeram parte da mesa de cerimônia a promotora de Justiça curadora do Idoso, Mara Lúcia Silva Dourado, o subcomandante do 37° Batalhão de Polícia Militar, major Fernando Marcos dos Reis, o subcomandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, subtenente William Jesus da Silva, e o vereador Romário Gerson Galdino.

 

Na conferência, uma palestra magna relacionada com tema do evento foi proferida pelo coordenador especial de Políticas para o Idoso, Dilson José de Oliveira. Outra palestra de destaque foi com o advogado Rogério Farah apresentando o tema “Sistema de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Participação Popular”.

 

A conferência também teve formação de grupos de trabalho, abertura de debates com palestrantes, plenária final com a escolha de propostas prioritárias para Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Minas Gerais e eleição de delegados que irão representar Araxá na etapa estadual.

Notícias relacionadas