Super banner

Araxá, São João Batista e Tapira recebem o Festival de Inverno da Serra da Canastra

Araxá, São João Batista e Tapira recebem o Festival de Inverno da Serra da Canastra

Araxá, São João Batista e Tapira recebem o Festival de Inverno da Serra da Canastra 1

Da Redação – Começa nesta sexta-feira (26) o 2° Festival de Inverno da Serra da Canastra. Araxá, Tapira e São João Batista da Serra da Canastra recebem as atrações que contam com a exibição do filme “Tapete Vermelho” e shows de Luiz Salgado com o Grupo Expresso Caipira e Quinteto Villa-Lobos.

De acordo com diretor Administrativo da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM – empresa patrocinadora do evento), Antônio Gilberto Ribeiro de Castro, o festival traz uma gama de apresentações que vão proporcionar aos cidadãos de Araxá um contato enriquecedor com as artes e a cultura em geral. “Sem sombra de dúvidas, este é um projeto diferenciado”, destaca.

O diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Araxá, Estevão Xavier, concorda. “A programação desta edição oferece às localidades do Circuito da Canastra uma oportunidade ímpar de acesso à cultura, principalmente, relacionada à Sétima Arte, através do Cine Sesc Canastra, grande novidade do festival”, ressalta.

Em Tapira e São João Batista, não há espaços ou eventos voltados para a exibição cinematográfica e, em Araxá, há apenas duas salas de cinema. “É uma oportunidade para estas localidades que merecem receber iniciativas como esta”, acrescenta Estevão.

Para a consultora do Circuito da Canastra, Sâmia Borges dos Santos, o festival vem agregar valor ao calendário de eventos do circuito e fortalecer o trabalho em prol do desenvolvimento turístico. “É uma grande oportunidade de atrair turistas. Acreditamos no sucesso do festival e nos benefícios que o mesmo trará para a região”, ressalta.

Para Paulo Henrique Matos, secretário de Cultura, Esporte, Lazer, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de São Roque de Minas, município do qual tem São João Batista como distrito, a realização da segunda edição do festival representa mais que um atrativo para o turismo.

“É a consolidação de uma ação que busca também a integração entre os municípios, população e manifestações culturais locais, além da valorização do meio ambiente.”

O idealizador e produtor do festival, Marcelo Mamede, destaca que o objetivo é promover uma movimentação cultural na Serra da Canastra com atrações que retratam e valorizam o jeito de ser do povo brasileiro.

Atrações

O Circuito Cine Sesc Canastra exibe o longa-metragem nacional “Tapete Vermelho”, do diretor Luiz Alberto Pereira, estrelado pelo renomado ator Matheus Nachtergaele.

Tapete Vermelho é a mais bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi. O filme conta a história do caipira Quinzinho (Nachtergaele), morador de uma roça distante que, com a mulher e o filho, viaja por diferentes lugares para cumprir uma promessa feita a seu pai: levar o filho para assistir a um filme de Mazzaropi no cinema.

As exibições serão precedidas por show receptivo do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, que se apresentam em trio, com repertório aderente à proposta do filme. Com dois CDs e um DVD gravados, Luiz Salgado venceu vários festivais Brasil afora. Suas músicas tratam de coisas simples e, ao mesmo tempo, relevantes: a preservação do Cerrado e de toda fauna e flora, assim como a cultura mineira e brasileira.

Outra atração do festival é o grupo carioca de prestígio internacional, Quinteto Villa-Lobos, que se apresenta em Araxá. A atual formação está junta há 13 anos, possui 16 discos gravados e já se apresentou em festivais importantes no Brasil e em diversos países como França, Israel, Tunísia e Quênia.

O repertório, inspirado em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, também se liga a proposta do Festival de valorização da cultura brasileira.

Na opinião de Aloysio Fagerlande, integrante do Quinteto Villa-Lobos, é muito importante a realização de festivais como este no Brasil, não só para o artista apresentar seu trabalho, mas também para o público.

“Foi com grande alegria que recebemos o convite para participar da segunda edição do Festival de Inverno da Serra da Canastra. Parabenizamos aos organizadores pela proposta e desejamos que o Festival tenha vida longa”, diz Aloysio.

O 2ª Festival de Inverno da Serra da Canastra é apresentado pelo Ministério da Cultura e CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). É uma realização da Moinho Cultural, Sesc Minas Gerais – Unidade Araxá – e tem como parceiros o Circuito Turístico da Canastra, Fundação Cultural Calmon Barreto e as prefeituras de Araxá, São Roque de Minas e Tapira.

Programação

Araxá (Fundação Cultural Calmon Barreto)

SEXTA 28/08

– 19h: Abertura com show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

– 20h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

SÁBADO 27/08

– 20h: Quinteto Villa-Lobos (RJ)

São João Batista da Serra da Canastra (Praça Cristino José Ferreira)

SÁBADO 27/08

– 19h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

– 21h: Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

Tapira (Prefeitura Municipal)

DOMINGO 28/08

– 19h: Abertura com show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

– 20h: Exibição do filme “Tapete Vermelho”, estrelado por Matheus Nachtergaele (Cine Sesc Canastra)

Araxá, São João Batista e Tapira recebem o Festival de Inverno da Serra da Canastra 2

 

Notícias relacionadas