Super banner

Araxá se destaca no avanço de pesquisa tecnológica em Minas Gerais

Araxá se destaca no avanço de pesquisa tecnológica em Minas Gerais

Em 2009, os investimentos do governo de Minas em pesquisa, desenvolvimento e inovação devem ser da ordem de R$ 200 milhões. O Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico, utilizando parte destes recursos, vai acessar todo o Estado, por meio das Plataformas de Desenvolvimento Regional – Região Metropolitana de Belo Horizonte, Alto Paraopeba, Alto Paranaíba, Vale do Aço, Jequitinhonha e Mucuri. Escritórios de CT&I serão instalados em cada uma destas plataformas.

Dentre as estruturas de pesquisas e serviços tecnológicas inexistentes nas regiões citadas, o governo de Minas destaca a implantação do Laboratório de Tratamento de Minérios no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Araxá, inaugurado dia 24 de abril passado. Também há um plano estratégico de atração de centros de pesquisa para indústrias e empresas de base tecnológica de geologia, mineração, metalurgia e materiais.

O minério está presente em praticamente todos os produtos usados no dia-a-dia como, por exemplo, adubos, computadores, artefatos agrícolas, automóveis, eletrodomésticos e utensílios em geral. A diversidade da indústria mineral de Minas lidera o país com 53,9% da arrecadação proveniente dessa atividade econômica, segundo dados da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (Cfem). Em seguida estão os Estados do Pará (24.6%), Goiás (5,8%) e São Paulo (2,7%).

O Estado responde, sozinho, por 35% do total da produção mineral brasileira. Além disso, é o maior produtor brasileiro de minério de ferro (das 350 milhões de toneladas produzidas no país em 2007, 70% foram retiradas do solo do Estado), de fosfato, ouro, tantalita, zinco e nióbio (onde se destaca como o maior produtor mundial desse minério). Para completar, o setor mineral corresponde a quase 5% (percentual médio anual) do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e responde por 35% do total das exportações estaduais. Mais de 300 minas estão em operação hoje, sendo que das 100 maiores do Brasil, 40 estão localizadas em Minas.

Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), quase 50% da produção nacional de ouro têm origem em Minas. O Estado é responsável por aproximadamente 53% da produção brasileira de minerais metálicos e 29% de minérios em geral. A atividade está presente em cerca de 250 municípios, que emprega cerca de 30 mil pessoas (empregos diretos), dos quais 2,5% de nível superior, exceto o pessoal ligado a garimpos, a lavra rudimentar e a terceirização nas lavras, segundo informações do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra).

Notícias relacionadas