Super banner
Super banner

Araxá se prepara para a 1 ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental

Araxá se prepara para a 1 ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental

A prefeitura se prepara para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental, que será realizada em 15 de agosto, no Clube Araxá. O trabalho se inicia neste sábado (18), com a primeira pré-conferência por setor, com a presença de profissionais da área da saúde, meio ambiente, obras e a comunidade em geral. Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, a intenção é trabalhar o meio ambiente das pessoas no intuito de reduzir problemas de saúde.

“Uma senhora foi ao PAM (Pronto Atendimento Municipal) oito vezes em fevereiro, fomos verificar o caso dela e notificamos que sua casa precisava de melhorias para ela evitar problemas de alergia. Passamos o caso para a Secretaria de Desenvolvimento Humano, que fez uma recuperação na casa dela”, conta. Segundo Antônio Belo, após as melhorias a paciente não voltou a ter problemas.

Para o secretário, a conferência visa trabalhar a conscientização naquilo que o meio ambiente agride a saúde humana.

“Há uma interferência muito grande no Instituto de Planejamento (IPDSA), que cuida do meio ambiente, dos resíduos sólidos e do tratamento de água, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que realiza obras e pode impactar a população vizinha. A conferência é importante para debater e mostrar para a população o quanto o meio ambiente interfere na saúde.”

Etapas

A primeira pré-conferência será realizada neste sábado (18), a partir das 16h, na Escola Estadual Vasco Santos, onde diversos temas serão discutidos com a população da região Sul.

Dando sequência aos encontros por região, haverá pré-conferência na região Norte, na Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (Caic); Leste, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá); Oeste, Centro Comunitário; e na região central, no auditório do Centro de Atendimento ao Trabalhor (CAT/Sine).

As propostas debatidas serão encaminhadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, a Nacional.

Notícias relacionadas