Super banner
Super banner

Assembleia debate nesta quinta segurança nas escolas em Araxá

Assembleia debate nesta quinta segurança nas escolas em Araxá

Assembleia debate nesta quinta segurança nas escolas em Araxá 1

Da Redação – Araxá recebe nesta quinta-feira (25) o encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas. O evento, que acontece no Hotel Pousada Dona Beja, debate o tema “Por uma Cultura de Paz” e é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A intenção do fórum é discutir propostas contra a violência no ambiente escolar. As inscrições podem ser feitas no site da ALMG ou pessoalmente no dia do encontro. As vagas são limitadas.

O fórum técnico é uma das categorias de eventos institucionais promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos ciclos de debates, debates públicos e seminários legislativos.

A programação engloba palestras, ministradas por expositores convidados, e atividades em grupos de trabalho, onde os participantes discutem propostas e formatam um documento, a ser votado na plenária final.

A etapa final é geralmente precedida de interiorização, com reuniões regionais. A ideia de eventos institucionais como o fórum técnico é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.

Programação

7h30 – Credenciamento

8h – Abertura Oficial

– Deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG

– Deputado Bosco, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG

– Lafayette Andrada, secretário de Estado de Defesa Social

– Ana Lúcia de Almeida Gazzola, secretária de Estado de Educação

– Jeová Moreira da Costa, prefeito de Araxá

– Carlos Roberto Rosa, presidente da Câmara Municipal de Araxá

– Representante dos professores

– Representante dos pais

– Representante dos alunos

8h30 – Exposições

Segurança nas Escolas: Por uma Cultura de Paz – Déborah Maciel Corrêa, psicóloga, mestre e doutoranda em Sociologia pela UFMG

Panorama da Violência no Ambiente Escolar – Karina Rabelo Leite Marinho, analista do Escritório de Prioridades Estratégicas do governo do Estado de Minas Gerais

Experiência na Prevenção e no Combate à Violência Escolar – representantes das áreas de educação e de defesa social

10h – Grupos de Trabalho

Grupo 1 – Violência no ambiente escolar – segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.

Grupo 2 – Integração de ações e programas – interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.

Grupo 3 – Prevenção e combate à violência escolar – políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infanto-juvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONG’s, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.

12h – Intervalo

14h – Reinício dos Grupos de Trabalho

15h30 – Plenária Final

Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte

18h – Encerramento

Notícias relacionadas