Da Redação – Araxá recebe nesta quinta-feira (25) o encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas. O evento, que acontece no Hotel Pousada Dona Beja, debate o tema “Por uma Cultura de Paz” e é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A intenção do fórum é discutir propostas contra a violência no ambiente escolar. As inscrições podem ser feitas no site da ALMG ou pessoalmente no dia do encontro. As vagas são limitadas.
O fórum técnico é uma das categorias de eventos institucionais promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao lado dos ciclos de debates, debates públicos e seminários legislativos.
A programação engloba palestras, ministradas por expositores convidados, e atividades em grupos de trabalho, onde os participantes discutem propostas e formatam um documento, a ser votado na plenária final.
A etapa final é geralmente precedida de interiorização, com reuniões regionais. A ideia de eventos institucionais como o fórum técnico é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura Oficial
– Deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG
– Deputado Bosco, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG
– Lafayette Andrada, secretário de Estado de Defesa Social
– Ana Lúcia de Almeida Gazzola, secretária de Estado de Educação
– Jeová Moreira da Costa, prefeito de Araxá
– Carlos Roberto Rosa, presidente da Câmara Municipal de Araxá
– Representante dos professores
– Representante dos pais
– Representante dos alunos
8h30 – Exposições
– Segurança nas Escolas: Por uma Cultura de Paz – Déborah Maciel Corrêa, psicóloga, mestre e doutoranda em Sociologia pela UFMG
– Panorama da Violência no Ambiente Escolar – Karina Rabelo Leite Marinho, analista do Escritório de Prioridades Estratégicas do governo do Estado de Minas Gerais
– Experiência na Prevenção e no Combate à Violência Escolar – representantes das áreas de educação e de defesa social
10h – Grupos de Trabalho
Grupo 1 – Violência no ambiente escolar – segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Grupo 2 – Integração de ações e programas – interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Grupo 3 – Prevenção e combate à violência escolar – políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infanto-juvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONG’s, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
12h – Intervalo
14h – Reinício dos Grupos de Trabalho
15h30 – Plenária Final
– Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte
18h – Encerramento