Super banner
Super banner

Assistência Social em Minas é a maior do Brasil

Assistência Social em Minas é a maior do Brasil

Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apontam que Minas Gerais é o Estado que apresenta maior expansão em números de novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O Estado implantou 74 novos centros nos anos de 2007 e 2008, o equivalente a 15% do total de novos cadastros, 516 em todo o país.

O crescimento de Minas em relação aos segundos colocados (São Paulo e Piauí) é de 64%. Enquanto Minas implantou 74 Cras, São Paulo e Piauí implantaram 45. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de contabilizar os novos Cras faz parte da estratégia para aprimorar o acompanhamento dos serviços e ações oferecidas nos centros, principais unidades públicas da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Cras

Os Cras são unidades integrantes do Sistema Único de Assistência Social. Destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

As famílias atendidas são encaminhadas à rede de proteção do município, como creches, escolas, postos de saúde, centros de convivência de idosos e também a cursos profissionalizantes. Psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam nos Cras são capacitados pela equipe do Governo de Minas.

Notícias relacionadas