Super banner

Associação realiza passeata no Dia Mundial contra o Câncer

Associação realiza passeata no Dia Mundial contra o Câncer

Foto: Caio Aureliano

DA REDAÇÃO  Na manhã desta segunda-feira, 8, a Associação de Amparo a Crianças, Adolescentes e Adultos com Câncer (Associação do Câncer) promoveu uma passeata passando pelas principais ruas e avenidas de Araxá alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer lembrado tradicionalmente em 8 de abril. Cerca de 50 participantes saíram da sede da instituição na Rua Paul Harrys, 223, Vila João Ribeiro, e passou pelas avenida Imbiara, Rua Mariano de Ávila e Presidente Olegário Maciel. A passeata terminou na Praça Governador Valadares e teve o apoio da Polícia Militar.

A passeata é realizada pelo segundo ano consecutivo e visa chamar atenção de todos para a importância de prevenção contra o câncer com panfletos e cartazes. De acordo com a assistente social, Kelli Nara de Freitas, o câncer fica muito mais fácil de ser curado a partir do momento que ele é diagnosticado com antecedência.

“Facilita muito no tratamento, é menos doloroso. Os nossos assistidos são atendidos na cidade de Uberaba no hospital Hélio Angotti e no Hospital de Barretos. O que a prefeitura faz é levá-los no ônibus acompanhados por uma enfermeira”, diz a assistente.

Kelli relata que o trabalho da associação existe desde 2009 para dar apoio ao paciente em tratamento da doença sendo um suporte para que eles não desistam de viver. “Hoje temos com 112 assistidos. Cada atendido tem a sua particularidade. Nós temos aqui a nutricionista, serviço social, setor jurídico, atualmente temos uma naturóloga e alguns voluntários fazem um trabalho, oficinas (artesanato, pinturas, dentre outras atividades) para relaxar e esquecer o que eles estão passando. Estamos funcionando há 4 anos”, comenta Kelli.

Segundo o assistido João Batista dos Reis, a passeata é uma maneira interessante de mostrar que Araxá tem uma associação que auxilia todos que tem o câncer. “Sou cadastrado desde 2010, fui muito bem acolhido. Se não fosse eles, com certeza, eu não estaria bem. Estou participando das oficinas, então, a divulgação se faz muito importante. As pessoas precisam se conscientizar desse trabalho que faz toda a diferença”, conclui um dos 112 assistidos.

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que estima que até 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com a doença. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no país em 2013.

Alerta

Entre os mais variados tipos de câncer, o de pele é o mais comum e fácil de prevenir. Atualmente, a orientação, a prevenção e o diagnóstico precoce são imprescindíveis para a cura. Na dúvida, procure um demartologista.

Associação do Câncer

Endereço: Rua Paul Harrys, 223, Vila João Ribeiro

Telefone: (34) 3664-7431

Mais contatos: [email protected] e www.associacaodocancer.org.br

Notícias relacionadas