Ateliê de tecelagem aumenta vendas e firma parceria com rede hoteleira

Ateliê de tecelagem aumenta vendas e firma parceria com rede hoteleira

Fio a fio e cor a cor: o Ateliê de Tecelagem da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) desenha há 33 anos a tradição do artesanato como um bem cultural e de relevância econômica na esfera turística de Araxá. A proposta de reverenciar o passado através da metodologia de produção e, paralelamente, captar nichos de mercado nos tempos atuais é arte feita com maestria por nove tecelãs. A Fundação Cultural firmou parceria de oito meses com o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá para oferecer a todos os hóspedes uma toalha e flyer de boas-vindas e apresentação do trabalho artesanal desenvolvido na cidade.

“Temos o objetivo da divulgação abranger ainda mais o nosso turista, sendo que 80% das nossas vendas atuais são baseadas nos clientes hospedados no Tauá. A ideia é oferecermos um mimo de boas-vindas ao turista. Quando fizerem o check in (entrada) para desfrutarem do quarto, encontrarão nosso flyer com uma toalhinha tecida a mão. Essa ação está convidando o hospede para conhecer nosso ateliê, que é uma vitrine viva de tudo o que é produzido. Eles poderão saber mais sobre a tosa dos carneiros, ver como é feito o manuseio da lã, o trabalho no tear, tirar fotos e conhecer os processos de produção”, destaca a coordenadora Fernanda Barcelos.

Mantas, toalhas para lavabo, quartos personalizados, tapetes, redes, entre outros. A gama de produtos é outro atrativo para o aumento das vendas. Nos sete meses iniciais de 2017, foram produzidas 2.360 peças e as vendas totalizaram R$ 40 mil. Durante 2016, a parcial de produção foi de 2.250 peças, enquanto a de vendas resultou em R$ 47,5 mil. Para a comercialização, seguindo a proporção, a estimativa para os 12 meses deste ano é de aumento de 44% das vendas comparado a 2016. Em relação à confecção, o acréscimo deverá ser de 78%, com 1.640 produtos a mais. Os números, segundo Fernanda Barcelos, são reflexos do trabalho da equipe e do engajamento na propaganda.

“Abordamos um produto artesanal que não é de primeira utilidade, portanto vejo esses números como um grande passo. É fruto de todo trabalho que temos feito este ano em prol de divulgação, melhoria de vida das tecelãs, rodízio no horário de trabalho, extensão do horário aos turistas. Esse aumento nas vendas e na produção diária é muito significativo, pois no cenário em que estamos de crise nacional, significa que estamos indo no caminho certo, com possibilidades de aumento para o ano que vem de mais 50% nas áreas de produção e venda”, constata.

Ateliê de tecelagem aumenta vendas e firma parceria com rede hoteleira 3

 

Novas parcerias

Única tecelagem atuante em Araxá, o Ateliê da Fundação Cultural atua para estabelecer novas parcerias com outros hotéis. Fernanda Barcelos destaca que o propósito é resgatar a tradição com a inserção de produtos nos lares e mercado. “Novas parcerias estão sendo realizadas com um estreitamento com os gerentes de hotéis, onde estamos colocando flyers. Nessa abertura mais próxima com os gerentes, fechamos grupos para os quais abriremos exclusivamente a tecelagem para atendimento. Já estamos com o intuito de abranger para os hotéis voltados ao lazer nessa primeira etapa. Depois, voltaremos também para os hotéis executivos”, explica a coordenadora.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x