Super banner

Audiência pública esclarece medidas de combate à corrupção eleitoral

Audiência pública esclarece medidas de combate à corrupção eleitoral

A Justiça Eleitoral promoveu um encontro para orientar e esclarecer as dúvidas dos eleitores araxaense sobre as Eleições de 2010. A audiência pública Eleições Limpas – Não Vendo meu Voto debateu as novidades deste ano, as medidas para combater a corrupção eleitoral e fraudes, bem como orientou sobre a fiscalização da propaganda política e a lisura do pleito.

O evento que aconteceu nesta quinta-feira (2), no ginásio do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), contou com a presença do juiz da 17ª Zona Eleitoral de Araxá, Renato Zouain Zupo, da chefe do Cartório Eleitoral, Thelma Luzia da Fonseca Prado, e diversos segmentos da sociedade.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promove em todo o país, a campanha Eleições Limpas – Não Vendo meu Voto, que pretende conscientizar os eleitores sobre a importância do voto. Além de estar no site da AMB, a divulgação também é feita por meio de inserções em emissoras de TV e rádio e distribuição de folders com perguntas e respostas abordando as principais dúvidas dos eleitores.

O ponto alto da campanha é as audiências públicas programadas para serem realizadas até o dia 30 de setembro em várias partes do país. Além de combater a troca de voto por benefícios, a campanha tem ainda o objetivo de divulgar as novas normas eleitorais, como a exigência de apresentação do título de eleitor e de um documento com foto para votar, e estimular a interação dos juízes eleitorais com a sociedade.

A tentativa de compra de voto por alguns candidatos pode ocorrer, às vezes, de forma muito sutil, com o oferecimento de um presente, a prestação de um serviço ou mesmo de um favor. A AMB, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibiliza em seu portal dicas importantes para que o eleitor possa identificar qualquer tentativa de compra de voto e, principalmente, saiba como denunciar.

 De acordo com Zupo, a audiência pública teve como foco explicar ao eleitor as diversas formas de fraude eleitoral e compra de votos.

“O mais importante é que as pessoas exerçam amplamente sua cidadania não vendendo seu voto. Vamos tentar conscientizar o eleitoral, principalmente os mais jovens, que ele deve votar com consciência. Também estamos orientando sobre como votar, principalmente o voto para o segundo senador que é a grande dúvida no pleito deste ano”, destaca o juiz.

Thelma lembra que o eleitor deverá apresentar o titulo de eleitor e um documento oficial com foto para exercer sua cidadania nas Eleições de 2010. “A apresentação desses documentos é obrigatório. Quem perder seu título ou o documento está rasgado, deve procurar o cartório até o próximo da 23 de setembro para solicitar uma segunda via. O eleitor também precisa tomar conhecimento da ordem de votação”, afirma.

“Neste ano estamos com seis cargos em disputa e o eleitor terá que levar os números dos candidatos anotados e ter o conhecimento da ordem de votação. Teremos urnas para treinamento espalhados em alguns pontos da cidade como no Cartório Eleitoral, no Centro Comercial Domingos Zema, em escolas e empresas que solicitam as urnas para treinamento”, diz.

A chefe do Cartório Eleitoral acrescenta que neste sábado (4) uma urna para treinamento será disponibilizada no cruzamento da rua Presidente Olegário Maciel com a avenida Antônio Carlos.

Notícias relacionadas