Super banner

Bosco participa da entrega de instrumentos para bandas mineiras

Bosco participa da entrega de instrumentos para bandas mineiras

Apresentação durante solenidade de entrega - Foto: Welligton Pedro/Imprensa MG

Da Redação – O governador Antonio Anastasia entregou, nesta quarta-feira, em solenidade no Palácio Tiradentes, instrumentos de sopro, metal e percussão para 126 bandas de música em atividade em 118 cidades mineiras.

Entre as bandas agraciadas, três delas tiveram o empenho do deputado Bosco, que encaminhou pedido feito ao seu gabinete em meados do ano passado. A entrega dos instrumentos faz parte do Programa Bandas de Minas, criado pelo governo de Minas, com o objetivo de apoiar as corporações musicais, uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais do Estado.

O governador destacou que, além de ser uma manifestação cultural, as bandas refletem o significado da mineiridade. Segundo ele, valorizá-las representa a preservação da história e da cultura de Minas. Das 126 bandas, 41 estão sendo contempladas pela primeira vez. As demais já participaram do programa pelo menos uma vez.

Os instrumentos são distribuídos de acordo com a necessidade de cada banda. Este ano, estão sendo entregues flautas, clarinetas, requintas, sax sopranos, sax altos, sax tenores, sax horn, trompetes, trompas, trombones de vara, trombones de pisto, bombardinos, bombardões, sousafones, pratos, caixas de guerra, bumbos e surdos.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destacou a importância de fortalecer e preservar uma das mais antigas tradições culturais de Minas. O deputado Bosco também destacou a importância da liberação e comemorou a entrega dos instrumentos.

O governo mineiro investiu R$ 600 mil na compra dos instrumentos. Os recursos são do orçamento do Estado e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Além dos instrumentos, foram entregues kits com partituras, que permitirá o acesso das corporações a grandes obras da música popular e erudita. Inclui obras de Villa-Lobos, Marcus Viana, Arthur Bosman, Pinxinguinha, John Lennon e Roberto Carlos, entre outros, com arranjos assinados por compositores mineiros.

Com Ascom

Notícias relacionadas