Super banner

Bosco quer estreitar relacionamento entre município e governo estadual

Bosco quer estreitar relacionamento entre município e governo estadual

Deputado Bosco - Foto: Jorge Mourão

Da Redação – O deputado estadual Bosco planeja estreitar ainda mais o relacionamento entre o município e o governo do Estado nos próximos meses. O deputado que comemorou os primeiros 100 dias de trabalho recentemente diz que a região perdeu um espaço político importante nos últimos anos com a ausência de um deputado na Assembleia. De acordo com ele, o momento é detectar os projetos desenvolvidos nas secretarias estaduais para reivindicar aqueles que a região mais necessita.

O deputado Bosco, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia, destacou a educação como o principal foco de sua atuação parlamentar nos primeiros três meses. Para o parlamentar, as soluções das questões salariais dos trabalhadores em educação é uma reavaliação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito à despesa com o funcionalismo, pois só com uma readaptação da legislação será possível aplicar o piso nacional da categoria.

Segundo Bosco, o trabalho tem tido um efeito extremamente positivo. “O momento é de aproximar a região do governo do Estado. Estamos visitando todos os secretários para verificar quais os projetos que hoje existem em desenvolvimento para saber os que possam ser direcionados para a nossa região. Portanto, o nosso objetivo é abrir portas, já que ficamos cerca de 20 anos sem um representante na Assembleia Legislativa. Nós estamos à frente de uma comissão importante que é a de Educação, Ciência e Tecnologia e tem sido gratificante o trabalho que estamos desenvolvendo, inclusive com a realização de audiências públicas que debatem questões extremamente importantes, como a questão do piso salarial.”

O deputado esclarece que será complicada a adequação do piso salarial nacional no Estado e nos municípios. “Sabemos que a classe trabalhadora é muito imediatista, pois querem que seus direitos sejam colocados em prática o mais rápido possível. Tivemos com o governador e a secretária (de Estado) de Educação e um estudo de impacto já está sendo feito, mas a folha de pagamento de pessoal já está no limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas o governo está analisando a forma de pagamento do piso e paralelamente estamos formando uma comissão na Assembleia para que possamos convencer o governo federal sobre a necessidade urgente de alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal, flexibilizando as normas vigentes em relação aos gastos públicos.”

Araxá 2014

Bosco afirma que as expectativas para Araxá ser um Centro de Treinamento de Seleção em 2014 são excelentes. “Nós conseguimos, em tempo muito curto, agendar uma audiência pública que contará com a comissão de Turismo e Esportes da Assembleia para o próximo dia 2, provavelmente, no Grande Hotel do Barreiro. As expectativas são muito boas e vamos fazer algumas reuniões preparativas para que Araxá tenha boas chances de ser uma subsede.”

Notícias relacionadas