Super banner

Câmara anuncia local provisório das Reuniões Ordinárias

Câmara anuncia local provisório das Reuniões Ordinárias

Durante a reforma do Plenário, os encontros serão realizados no Teatro Municipal.

 

A Terceira Reunião Ordinária do Mês de Julho da Câmara Municipal de Araxá foi a última realizada no Plenário Guilherme Gotelip Neto, antes das dependências do Legislativo entrarem em reforma.

O Presidente, Fabiano Santos Cunha (PRB) anunciou que, em função das obras, a partir da próxima terça-feira, dia 24 de julho, as Reuniões Ordinárias ocorrerão, provisoriamente, no Teatro Municipal de Araxá. O dia e horário continuarão os mesmos: Todas às terças- feiras, às 14 horas.

Fabiano também comunicou que na Segunda-feira (16), foram assinadas as Ordens de Serviço para revitalização das dependências do Legislativo. Segundo o Presidente, o prédio precisa passar por adequações para receber modernizações que vão trazer mais comodidade e transparência às ações como: a instalação de um Painel Eletrônico de votação e melhorias nas transmissões ao vivo das reuniões e eventos.

Na tarde dessa terça-feira usaram a tribuna os vereadores: Emílio de Paula Castilho (PR), Fárley Pereira de Aquino (DEM), Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL) e Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato-SD).

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio abriu os trabalhos da tarde. Ele comentou que, juntamente com sua equipe, esteve no Bairro Pão de Açúcar 3 para realizar a entrega de agasalhos e litros de leite. Os itens foram arrecadados pela Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA) e também pela ACIA Jovem.

Emílio comentou reunião realizada com os moradores do Bairro Pão de Açúcar 4. As reivindicações e sugestões apontadas serão encaminhadas ao Executivo.

A falta de água no Bairro Guilhermina Vieira Chaer foi outro assunto abordado por Emílio. A comunidade chega a ficar três dias sem abastecimento. Em visita à Copasa, foi apontado que a solução seria a construção de uma torre elevada. Para isso, é preciso que o Poder Público Municipal viabilize o terreno para construção da torre. O Parlamentar destacou que está trabalhando para resolver o problema dos moradores do Bairro, que já dura mais de 10 anos.

Indicação – Estudo para implantar quebra-molas na altura do número 1227, na Rua Calimério Guimarães, região central da cidade.

Indicação – Que seja estudada a revitalização da Praça Sebastiana Eufrásia Rosa, no entroncamento da Avenida Wilson Borges, ao lado da Pista de Skate da Avenida Divino Alves Ferreira.

Indicação – Construção de Centro de Convivência para o Bairro Pão der Açúcar IV.

Indicação – Construção de um PSF no Bairro Pão de Açúcar IV.

Fárley Pereira de Aquino 

O Vereador Fárley pediu atenção do Executivo com a situação das estradas vicinais. Ele lembrou que o período chuvoso vai começar e o produtor rural ficará ainda mais prejudicado, sem ter condições de escoar a produção. Ele lembrou que a Prefeitura já adquiriu as máquinas, mas que elas precisam iniciar seu trabalho o quanto antes para evitar transtornos ainda maiores.

Fárley também apresentou as seguintes indicações:

Indicação – Serviços urgentes no calçamento, limpeza e capina em toda extensão da Avenida João Moreira Salles, entre a Avenida Dalci Santos Cunha e Avenida Tancredo Neves.

Indicação – Construção de corrimão em todas as escadas da Avenida Prefeito Aracely de Paula.

Indicação – Patrolamento e cascalhamento das estradas rurais do município.

Fernanda Castelha

A Vereadora Fernanda Castelha usou seu tempo regimental para apresentar Projeto de Lei que proíbe a comercialização e uso de fogos de artificio com estampidos e estouros, que cause poluição sonora, em Araxá. A iniciativa propõe a aplicação de multa para quem utilizar e comercializar esses materiais.

A parlamentar apontou os efeitos nocivos que essa pratica corriqueira pode causar em portadores de transtorno do espectro autista e outras doenças neurológicas, idosos, além dos traumas irreversíveis que os animais, que tem a audição muito sensível, podem sofrer.

Ela destacou que essa proibição é uma tendência em muitas cidades de Minas Gerais e do Brasil e que os fogos luminosos, que não emitem barulho, ainda podem ser utilizados nas comemorações.

Fernanda finalizou exibindo um vídeo com diversos depoimentos, ilustrando os efeitos dos fogos para os animais, idosos e pessoas portadoras de autismo.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson Fiuza apresentou indicações sobre diversos temas como obras, serviços urbanos e trânsito.

Indicação – Instalação de lâmpadas de LED na Praça Arthur Bernardes.

Indicação – Que seja feita a Recomposição do Calçamento de Bloquetes nas ruas dos Bairros Jardim Europa I, II e III.

Indicação – Que se faça a revitalização da Praça do Bairro Vila Universitária, que fica entre as Ruas Paulo de Souza e André Santos, com reforma dos brinquedos, bancos e implantação de iluminação pública.

Indicação – Sinalização horizontal em todas as ruas do Bairro Vila Universitária e realização de Estudos para instalação de Redutor de velocidade na Rua das Laranjeiras, entre os Bairros Camuá e a Vila Universitária.

Indicação – Que se faça a revitalização da Praça Padre Anacleto, do Bairro Santo Antônio, com reforma e melhoria da iluminação pública e que seja feito o recapeamento do estacionamento na lateral da Paróquia Santo Antônio.

Roberto do Sindicato

Último a usar a tribuna, o Vereador Roberto do Sindicato pediu apoio para que o Araxá Esporte Clube, continue mantendo o trabalho do time profissional e das crianças e adolescentes que fazem parte das categorias de base do clube

Roberto também comentou a respeito do Araxá Tênis Clube, atual Centro Esportivo Álvaro Maneira. Diante da reforma do clube, o Vereador deu a sugestão de fazer parceria com a Asserpa, Sinplalto ou Iprema para que o servidor municipal possa usufruir das dependências do complexo.

Finalizando sua participação, Roberto comentou novamente sobre a dificuldade em obter respostas e atendimentos de requerimentos enviados ao Poder Executivo.

Indicação – Que seja feito o recapeamento das Ruas do Bairro Villa Mayor.

Indicação – Que seja realizada capina e limpeza geral do Bairro Villa Mayor.

Indicação – Que seja realizada capina e limpeza geral do Bairro Alvorada.

Moção de Pesar – Aos familiares de Avaíde José Mariano, que faleceu recentemente, com 93 anos.

Projetos aprovados e outros assuntos

Indicação – Serviços de tapa buracos na Rua Pará, no bairro São Geraldo. (Ordem do dia: Vereador Edinho Souza).

Projeto de Resolução 09/2018 – Dispõe sobre realização temporária da Reunião Ordinária em local diverso.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *