Super banner
Super banner

Câmara debate direitos da criança e adolescente em Fórum Comunitário

Câmara debate direitos da criança e adolescente em Fórum Comunitário

Foto: Caio Ranieri

Aconteceu na segunda feira (28), na Câmara Municipal, um Fórum Comunitário, pedido pelo vereador Romário Gerson Galdino, para debater a prioridade absoluta da criança e do adolescente. Representantes de 35 entidades que trabalham com esse público lotaram a Casa da Cidadania para acompanhar os trabalhos da tarde.

Os vereadores Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton), Fabiano Santos Cunha, Eustáquio, Marcilio Faria (Marcílio da Prefeitura), Credinéia Maria dos Santos (Néia da Uninorte), José Maria Lemos Junior (Juninho da Farmácia), Farley Aquino (Farley Cabeleireiro) e Alexandre Carneiro (Alexandre dos Irmãos Paula) estavam no Fórum.

Ainda participaram a promotora Mara Lucia Silva Dourado, o secretário de desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, Durval Ribeiro, da Fundação da Criança e do Adolescente, da Polícia Militar, Capitão Reginaldo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcelo Alves.

Para a promotora, momentos como esse, de conversa e troca de ideias são importantes, principalmente quando todas as pessoas se unem num mesmo ideal e com foco num trabalho intenso para garantir esses direitos estabelecidos para as crianças e os adolescentes.

Ela afirma que Araxá é uma cidade privilegiada no que se refere a recursos e que projetos precisam ser mais bem estudados para atingir os objetivos necessários.

“Acredito que falte uma melhor compreensão da legislação, quanto à forma de gestão desses recursos e acredito que falta diagnóstico e um CMDCA forte, imbuído do seu papel e conhecedor das necessidades da infância e juventude local, porque uma vez conhecendo essa juventude ele vai estabelecer as prioridades. Conhecendo isso ele vai baixar esse edital para que entidades interessadas em desenvolver projetos, que tem como foco aquela prioridade, apresentem esses projetos atendendo uma necessidade prioritária da infância e juventude”, reforça.

Segundo Romário, o debate promovido na Casa foi extremamente positivo. “Se cada pessoa, cada profissional envolvido com a criança e o adolescente fizer sua parte, nós só temos a ganhar. Vamos conseguir aos poucos atingir nosso objetivo, que é garantir a correta aplicação e funcionalidade do ECA. Precisamos zelar, garantir as nossas crianças e jovens uma educação, saúde, assistência social, de qualidade, que leve essa crianças a ter uma vida proveitosa. Para isso, todos os envolvidos precisaram trabalhar em rede. Todos unidos, fazendo sua parte, sem um querendo aparecer mais que o outro”, disse o vereador.

Notícias relacionadas