
Da Redação/Isabella Lima – O Fórum Comunitário da Câmara Municipal de Araxá desta segunda-feira (25) debateu a Legislação Eleitoral com o promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Valera. Apenas os vereadores José Domingos Vaz (PDT), de licença médica, e Edna Castro (PSDB), que acompanhou a visita do governador Antonio Anastasia, não participaram.
Com a presença de representantes de 15 partidos políticos, o fórum discutiu a propaganda eleitoral, inclusive a divulgação na internet, e as condutas proibidas para os candidatos durante a campanha.
O promotor Fábio Valera, que atua pela primeira vez no processo eleitoral de Araxá, acredita que a atuação preventiva levando informações aos eleitores e candidatos resultará em uma campanha sem problemas.
“Fiquei muito satisfeito com o fórum, praticamente todos os partidos presentes. Pudemos esclarecer questões relativas ao processo eleitoral dentro dessa política de orientar os candidatos e os eleitores para ter uma eleição tranquila.”
O fórum resultou em um projeto de lei, em breve apresentado pela Câmara, proibindo a divulgação em cavaletes. A proibição foi um pedido dos presidentes dos partidos políticos.
O vereador Marco Antônio Rios (PSDB), autor do requerimento que promoveu o debate, explicou que o projeto de lei proibindo a divulgação em cavaletes não terá um foco específico eleitoral, mas que pretende proteger a cidade da poluição ambiental e cuidar do trânsito de pedestres.
“Foi um fórum debatido, onde com muita clareza e isenção todos os partidos puderam participar. A legislação que a Câmara deve apresentar é para proteger a cidade da poluição ambiental. Que essa lei venha como uma solução permanente no planejamento urbano.”