Na noite de quarta-feira (19), dia em que Araxá comemorou 153 anos de emancipação política, a Câmara Municipal realizou reunião solene para outorga do Título de Cidadania Honorária e das medalhas Dom José Gaspar e Geraldo Porfírio Botelho.
O evento promovido Grann Hall foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), e contou com a presença da vice-prefeita Lídia Jordão, vereadores, demais autoridades, imprensa, homenageados e convidados.
A primeira honraria a ser entregue foi a Medalha Geraldo Porfírio Botelho que é indicada pela Associação da Imprensa Araxaense (AIA) a agentes atuantes na mídia local.
O prêmio é concedido aos representantes da área de Comunicação Social, que escreveram seus nomes nas páginas da imprensa virtual, escrita, falada e televisionada. O homenageado desse ano foi o apresentador e narrador esportivo Jorge Eustáquio Sérvulo, que recebeu a congratulação das mãos dos jornalistas Caio Ranieri, presidente da AIA, e Janaína Silva, primeira-secretária.
Em seguida foi realizada a entrega do Título de Cidadania Honorária, que tem o objetivo de reconhecer o mérito de cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à comunidade de Araxá, sem ter nascido na cidade.
A última honraria entregue foi a Medalha Dom José Gaspar que confere tributo ao Mérito de Pessoas Físicas, notoriamente destacadas de seus contemporâneos, por sua atividade profissional, pela conduta de vida positiva e exemplar ou por seu desempenho social e filantrópico.
Cada um dos quinze vereadores indica uma personalidade para receber o título e uma para receber a medalha.
Os homenageados Jorge Eustáquio Sérvulo e Eliana Santana de Oliveira Marins discursaram representando todos os congratulados da noite.
O vereador Luiz Carlos Bittencourt (Podemos) falou em nome dos veredores. “Compete aos Vereadores não apenas fiscalizar e elaborar leis, mas também participar e estimular a realização de ações voltadas ao bem comum e ao engrandecimento da cidade.”
Já a representante do Executivo, Lídia Jordão, lembrou a importância da data para Araxá, destacou o trabalho e as virtudes dos agraciados e enalteceu o atuação dos servidores públicos do município.
Fabiano encerrou a solenidade destacando que “no dia em que Araxá comemora 153 anos de emancipação política, a Câmara Municipal se orgulha em receber um grupo tão valoroso de pessoas atuantes na cidade e que contribuem ativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Araxá. Os homenageados fazem a diferença para o crescimento da cidade”.
Agraciados
Título de Cidadania Honorária
– Afonso Augusto Borges Filho
– Gilson Roberto Câmara
– Jacqueline Fonseca Rios
– Jair de Melo Alcântara
– José Humberto Carneiro
– Joselino Barbosa
– Júlio César Ribeiro
– Monsenhor Levi Fidelis Marques
– Tenente Mateus Dias Campos
– Mônica Beatriz Monteiro Costa Antunes
– Tenente Paulo Roberto Arduini
– Rogério Farah
– Rubens Herbert Batista Miranda
– Vogner Macedo Andrade
– Whebster Barbosa de Lima
Medalha Dom José Gaspar
– Aline Silva Magalhães
– Antônia Aparecida Ribeiro
– Antônio Carlos Rosa
– César Henrique Fonseca Júnior
– Subtenente Denner Lúcio dos Santos Rodrigues
– Eliana Santana de Oliveira Marins
– Francisco de Assis Santiago
– José do Nascimento Ribeiro
– Juverssina Rita de Jesus
– Linomar dos Reis Bertoldo
– Olga Aparecida das Graças Paiva
– Capitão Robson de Almeida Machado
– Sebastiana Aparecida de Souza
– Vicente de Paulo Aquino
– Wandick de Assis Júnior
Medalha Geraldo Porfírio Botelho
– Jorge Eustáquio Sérvulo