Super banner

Câmara Municipal presta reconhecimento a ex-vereadores

Câmara Municipal presta reconhecimento a ex-vereadores

Ex-vereadores homenageados / Foto: Caio Aureliano

Da Redação/Raphael Rios – Um dia para lembrar a atuação política e rever amigos na Câmara Municipal. Foi assim a outorga do Mérito Legislativo Mariano Joaquim de Ávila, promovida na tarde desta quarta-feira (16), no plenário da Casa da Cidadania.

Entre os homenageados, José Maria Lemos, pai do atual vice-presidente da Câmara, José Maria Lemos Júnior. O vereador disse que foi uma honra poder prestar essa homenagem e que se espelha muito nas ações que seu pai realizou enquanto vereador para trabalhar pela comunidade.

O Diploma de Mérito foi criado na atual legislatura e nesta segunda edição homenageou quinze ex-vereadores que colaboraram para o crescimento do Poder Legislativo em Araxá. De acordo com o presidente Carlos Roberto Rosa, é gratificante poder destinar um dia a lembranças dessas pessoas que deixaram marcas no Legislativo da cidade.

Um a um, cada homenageado foi tomando seu espaço no plenário até que a reunião com o ex-vereadores fosse aberta pelo ex-presidente da Câmara, Dirson Jacó. Todos os 15 homenageados apresentaram requerimentos importantes nestes poucos minutos de volta ao “batente”.

Rosa Vilaça foi vereadora entre 1997 e 2001. Única mulher entre os lembrados, ela se disse honrada pelo diploma e não deixou passar a oportunidade de apresentar requerimentos. Um para que fosse instituída a “Medalha João Rios”, para o reconhecimento de profissionais da educação. Já no segundo, a ex-vereadora cobrou a implementação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que foi aprovado no governo de Olavo Drummond, mas até hoje não foi colocado em prática.

Outros requerimentos também chamaram a atenção como o pedido de tribuna livre durante 15 minutos antes das reuniões ordinárias, solicitado por Rubens Sebastião Vasconcelos; pedido de reforma no Fausto Alvim, por Raimundo Porfírio dos Santos (Pratinha); e melhoras na estrutura da Feirinha do Urciano Lemos, solicitada por Geraldo Florentino Cristino.

O vice-prefeito, Miguel Alves Ferreira Júnior, também recebeu o diploma. Para ele, é uma grata forma que a Câmara encontrou de prestar reconhecimento, em vida, às pessoas que tanto lutaram para a democracia.

Ao fazer uso da palavra durante a solenidade, o prefeito Jeová Moreira da Costa disse que se hoje a cidade está pronta é por causa da contribuição dessas pessoas como homens públicos.

Mérito Mariano Joaquim de Ávila -2011

Antonio Santos Oliveira

Raimundo Porfírio dos Santos (Pratinha)

Paulo Elias Campos

Jairo do Espírito Santo Brito

Miguel Alves Ferreira Júnior

Geraldo Florentino Cristino

José Maria Lemos

Barsanulfo Fernandes da Silva

Kleber Pereira Valeriano

Dirson Jacó

Jorge Feres

Rosa Helena Vilaça de Abreu

Rubens Sebastião Vasconcelos

Oredis Pereira dos Santos

Valmir Alves da Costa

Notícias relacionadas