Super banner

Câmara se despede do Palácio Nagib Feres

Câmara se despede do Palácio Nagib Feres

Juninho, Roberto e Mateus; Lídia, Pezão, Alexandre e Garrado; Márcio de Paula, Marco Antonio Rios e Weliton Cardoso - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – O Plenário Rômulo Maneira do Palácio Nagib Feres recebeu a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá nesta terça-feira (19). O clima foi de festa e cada vereador teve 15 minutos para dar o seu destaque final sobre uma história de cerca de 70 anos em que o Legislativo esteve sediado no histórico prédio de 180 anos, que, depois de pertencer a famílias tradicionais da cidade no século 19, também abrigou a Prefeitura de Araxá, os Correios, a Secretaria Municipal de Educação, a Cadeia Pública, o Fórum de Justiça e outros órgãos. Destaque também para o Hino Nacional proferido pelo barítono Henrique Natal Vieira acompanhado pela pianista Conceição Rosa de Mesquita.

Agora a história do palácio segue com o Museu da Memória Legislativa Araxaense, servindo como mais um atrativo turístico da cidade com acervo de documentos, publicações, fotos e mobiliário. Além disso, o prédio passa a abrigar a Central de Documentos Perdidos e a Associação de Agentes e Ex-Agentes Políticos de Araxá, além de o Plenário Rômulo Maneira poder ser utilizado para reuniões de partidos políticos.

Os últimos projetos aprovados na antiga sede foram da construção da Transitolândia na cidade e de repasse de R$ 18 mil para o evento Motofest 100 Destino. Os dois são de autoria do Executivo.

“Estamos muito felizes em encerrar nossas atividades neste prédio que por 180 anos abrigou diversos órgãos. Quero esclarecer que o prédio continua em plena atividade e é um momento importantíssimo porque estamos deixando o museu e criando um espaço de 1,5 mil m² totalmente adaptado para receber bem a população”, destaca o vereador-presidente da Câmara, Carlos Roberto Rosa.

Ao final da reunião foi promovida uma comemoração com direito a bolo, salgadinho e refrigerante para todos os presentes, marcando o encerramento das atividades.

Nova história

A partir da próxima sexta-feira (20), a partir das 17h30, a Câmara promove a inauguração da nova sede, na avenida João Paulo II, 1.700. Um prédio moderno, com acessibilidade, com estrutura de 1,5 mil m². Durante a última reunião no Palácio Nagib Feres, Roberto destacou a parceria de empresas da cidade, como a CBMM e a Vera Cruz, além da prefeitura, para a construção da nova sede legislativa.

Novos nomes passam a compor a história do Legislativo com homenagens no novo prédio – Casa da Cidadania Deputado Carlos José Lemos, Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto, Ala Parlamentar Vereador Sebastião Vieira Borges (Zuera) e Ala Administrativa Osvaldo Moraes do Nascimento. Personagens que deram sua contribuição na história do legislativo local.

E já na próxima reunião ordinária na nova Casa, na terça-feira (26), o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que fixa em 15 o número de vereadores para a próxima legislatura (2013) pode ser aprovado definitivamente.

Notícias relacionadas