Super banner

Campanha contra paralisia infantil pretende imunizar 95% das crianças

Campanha contra paralisia infantil pretende imunizar 95% das crianças

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início à primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – Paralisia Infantil. O Dia D da primeira etapa marcou também a multivacinação em todo o Estado e foi uma oportunidade para colocar as vacinas de rotina em dia.

Nesta edição, a campanha que tem como slogan “Vacinou: É gol” fez alusão aos jogos da Copa do Mundo e colocou em campo 26 mil profissionais em 7.285 postos fixos e volantes em todo o Estado, que recebeu 2,2 milhões de doses para imunizar 95% ou mais da população total de aproximadamente 1,4 milhão de crianças entre 0 a 4 anos contra poliomielite, segundo dados do IBGE de 2009. Em todo país a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças, com a próxima convocação para o próximo dia 14 de agosto.

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia Cortez, apesar de erradicada no país, que é modelo mundialmente de imunização desta doença, é importante imunizar as crianças contra a paralisia para que não apareçam novos casos, diminuindo assim a circulação do vírus. “Precisamos manter a vacinação até conseguirmos erradicar a pólio do mundo, é uma vacina fácil de ser aplicada, porém a doença ainda existe em muitos países e pode proliferar.”

Já a coordenadora de Imunização do Estado, Tânia Brant, ressaltou a importância dos pais e responsáveis estarem munidos do cartão de vacinação da criança. “Aproveitamos à oportunidade da vacinação contra a poliomielite para que outras vacinas de rotina sejam colocadas em dia, como a de controle do Tétano, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, entre outras. Não há contra indicação em tomar mais de uma vacina, é seguro, inclusive a H1N1, que estará disponível para esta faixa etária.”

Balanço

Para acompanhar o total de vacinados até o momento, acesse: http://pni.datasus.gov.br/consulta_polio1_10.asp

Notícias relacionadas