Super banner

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começa neste sábado

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começa neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começa neste sábado (25) em todo o país. Em Araxá, basta o idoso procurar o posto de vacinação mais próximo de sua casa e se imunizar. Minas Gerais deverá imunizar, até o dia 8 de maio, no mínimo 80% da população a partir dos 60 anos de idade em Minas. Isso significa que mais de 1,7 milhão de pessoas deverão ser vacinadas no Estado. Para isso, 5,5 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, foram disponibilizados, e cerca de 13 mil pessoas e mais de 1,5 mil veículos estão mobilizados.

Esta é a 11ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. Estudo do Ministério da Saúde mostra que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe e em 32% o total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflação nos brônquios (bronquite).

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do estado a partir de sábado (25), “Dia D” da campanha, quando as unidades funcionarão excepcionalmente das 8h às 17h.

O governo lembra ainda que a única contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas também não podem receber o imunizante. Quem estiver com gripe, apresentar estado febril ou sintomas de dengue deve esperar melhorar para depois se vacinar.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. “A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra a gripe no mundo. Provocada pelo vírus Influenza, a doença atinge todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas”, informa a OMS.

Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano.

Notícias relacionadas