Super banner

Campeonato Brasileiro de Futsal da Abdem é aberto oficialmente

Foi aberto na manhã de hoje (26), no Ginásio do Colégio Dom Bosco e se estende até o dia 31 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Futsal, promovido pela Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais (Abdem). O evento conta com o apoio da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Conselho Regional das Apaes do Alto Paranaíba I e Apae de Araxá.

Oito equipes participam da competição, que vale vaga no Global Games, que acontece em julho de 2009 na República Tcheca. Paralelo ao campeonato acontece o Festival de Futsal, com quatro equipes. De acordo com o diretor internacional de futebol da Abdem, Marcos Alberto Moura, o Festival é uma forma de incentivar o esporte entre os atletas com maior comprometimento intelectual; já o Campeonato tem um nível mais elevado de disputa. Ainda segundo ele, a escolha de Araxá como sede veio através de diversas conversas com uma das organizadoras do evento em Araxá, Terezinha Ribeiro Severo da Cruz.

Participam do Campeonato as equipes: JR Corinthians, Patrocínio, Itapevi, Belém, Princesa Izabel/Aymoré, Siqueira Campos, Londrina e Pato Branco. Do Festival de Futsal participam: Serra, Araxá, Coró e Estrela. Os jogos acontecem no Ginásio do Colégio Dom Bosco e no Uniaraxá.

O Campeonato faz parte das comemorações da Semana Nacional do Excepcional, que em 2008 tem como tema “Defender os direitos humanos é valorizar a diversidade e promover a dignidade”. Corinthians e Patrocínio realizaram o jogo de abertura do evento.
 
Um dos objetivos é Integrar atletas dos diversos Estados praticantes da modalidade, estimulando o intercâmbio social, a prática esportiva, a estruturação da modalidade no país, a busca por novos talentos sem perder de vista o valor do esporte para o desenvolvimento bio-psico-social do ser humano; conscientizar a sociedade sobre o potencial desportivo da pessoa com deficiência intelectual.

Notícias relacionadas