Super banner

Casas do Pão de Açúcar II são entregues aos moradores

Casas do Pão de Açúcar II são entregues aos moradores

Fotos: Sergio Gomes

A Prefeitura de Araxá, juntamente com a Caixa Econômica Federal, entregou na manhã desta sexta-feira (22), mais um lote de casas financiadas pelo programa “Minha casa, Minha vida”. Desta vez foram repassadas mais 500 unidades, no Bairro Pão de Açúcar II. Na solenidade estiveram presentes, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, o superintendente Regional da Caixa, Claiton Rosa Carneiro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, além de vereadores e várias outras autoridades.

As novas casas foram construídas em um terreno de 240 metros quadrados, e vieram com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada unidade ainda foi provida de um sistema de aquecimento solar, que vai gerar economia de mais ou menos 30 por cento na conta de energia das famílias do novo bairro. Segundo Claiton, nesta nova faze do projeto, o Governo Federal injetou cerca de 30 milhões de reais e mais cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas.

O engenheiro responsável pela construção Reges Castroviejo, explica que toda a estrutura foi projetada de modo tal que futuramente as casas possam ser ampliadas pelos proprietários. “É uma unidade de moradia básica, um start inicial para estas famílias, no futuro, se for de vontade, elas podem ampliar sem nenhum problema.”, destacou. As moradias foram entregues com toda a estrutura de água, esgoto e energia elétrica prontos.

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, intermediou todo o processo de seleção das famílias contempladas. Foram priorizadas as que apresentaram renda inferior a 1,6 mil reais, conforme mandam as diretrizes do programa. Com isso, os beneficiados vão pagar prestações que variam entre vinte e cinco e oitenta reais por mês, subsidiadas em um período de 10 anos, quando a casa é totalmente quitada. “Os beneficiados vão pagar no máximo 3 mil reais em uma casa que custa quase 60 mil, então é um subsidio fantástico para essas famílias”, destacou Claiton.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, José domingos Vaz, até o início do ano serão entregues mais 456 moradias, nos residenciais Vila Verde e Vila Mayor. Com mais esse repasse, Araxá completa um total de 1.453 casas entregues em menos de cinco anos. José Domingos fala sobre o empenho do poder público em trabalhar nesse sentido em prol da população. “Nós temos a alegria de estar trabalhando e vamos conseguir construir as outras 1000 casas para Araxá”, disse.

O prefeito Jeová, falou da missão do administrador público no sentido de prover subsídios para uma vida digna aos habitantes da cidade. “A gente sente recompensado, pois temos a obrigação de trabalhar por Araxá para que as pessoas possam viver com dignidade, nós estamos realizando o nosso sonho e realizando o sonho de quinhentas famílias araxaenses”, finaliza.

A secretária Gláucia de Fátima Moreira, mãe de duas filhas, foi a primeira contemplada a receber oficialmente, a chave da nova casa, ela fala do sentimento de agora ter sua casa própria. “É muita alegria, muita satisfação, é um sonho realizado”, diz.

O casal, Anderson e Ana Paula, pais de quatro filhos, trabalham como autônomos. Eles destacam as dificuldades enfrentadas para conseguir uma casa própria. “Há muito tempo a gente vem lutando e nem sempre as coisas são fáceis pra gente, hoje, graças a Deus e ao doutor Jeová, nós conseguimos adquirir a nossa moradia”, diz.

E os filhos de Anderson, Ana Paula e Flávia, não vão ficar sem onde estudar enquanto os pais trabalham. A prefeitura já licitou a construção de uma escola e uma unidade de saúde no novo bairro e a empresa responsável pela construção das casas doou aos moradores uma creche com toda a infraestrutura necessária para comportar as crianças.

O cadastramento já pode ser feito na Secretaria Municipal de Educação. 

Notícias relacionadas