Super banner
Super banner

CBMM destaca projeto de tecnologia do nióbio durante o Encontro Nacional de Carros Antigos

CBMM destaca projeto de tecnologia do nióbio durante o Encontro Nacional de Carros Antigos

Com o objetivo de compartilhar o conhecimento da tecnologia do nióbio com a comunidade de Araxá, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) leva ao Encontro Nacional de Carros Antigos 2018 o Niobium Solar Mobile Project (NSMP). O eventro acontece entre os dias 6 e 9 de setembro, na Estância Hidromineral do Barreiro. Embora o evento seja dedicado à importância histórica dos veículos automotivos do passado, o NSMP revela o futuro da tecnologia e da mobilidade.

O projeto, que recentemente foi apresentado à imprensa e formadores de opinião araxaenses materializa algumas das aplicações de nióbio em estruturas e veículos desenvolvidas pela CBMM por meio de uma estação de carregamento solar e um conjunto de motocicletas elétricas.

A Estação de Carregamento Solar é montada dentro de um container que também é feito de aço microligado com nióbio, o que o torna mais resistente e 25% mais leve do que um container comum. A estação tem seis painéis solares em cada parede lateral e é capaz de armazenar energia em baterias de 24kw, recarregáveis a uma taxa de 3kw por hora.

O objetivo do projeto é criar estações móveis de energia para serem utilizadas em locais remotos e de difícil acesso como minas e áreas rurais, além de servir como apoio em eventos comunitários, para a recarga de equipamentos e veículos elétricos.

Já as motocicletas elétricas são fruto de uma parceria entre CBMM e uma startup norte americana, visando solucionar os desafios do segmento automotivo, como performance, segurança veicular e redução de emissão de gases poluentes. As motocicletas possuem ferronióbio em 90% de seu quadro estrutural e, além de serem mais de um terço mais leves que uma scooter comum, elas funcionam a partir de energia elétrica, com zero emissão de gases poluentes.

Além de possibilitar um design mais moderno e funcional, as mudanças estruturais, combinadas ao sistema de propulsão utilizado, aumentam a autonomia da motocicleta elétrica em cerca de 15% e reduz os pontos de alta pressão no quadro, aumentando a segurança do projeto.

Protótipos da motocicleta elétrica circulam no Parque Industrial da CBMM há mais de 4 anos para atividades de manutenção operacional, serviços gerais e vigilância. Nesse período, as motocicletas percorreram mais de 86.400 km livres de manutenção, requerendo apenas lubrificação e ajustes menores nos equipamentos, e registraram uma autonomia média de 115 km por carga, deixando de emitir 6,6 ton de GEE, o que seria o caso de uma scooter a gasolina.

Toda a comunidade araxaense está convidada a comparecer ao stand e conferir de perto o Niobium Solar Mobile Project, tecnologia do nióbio e e-mobilidade. No estande, os visitantes poderão interagir com o container e as motocicletas e conhecer de perto algumas das diversas aplicações do nióbio.

A ampla aplicação dos produtos de nióbio, aliada às novas tecnologias, ajudam a transformar o mundo de hoje e a proporcionar um futuro mais limpo e sustentável, ideais alinhados aos pilares de atuação da CBMM.

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, a CBMM foi fundada em 1955 em Araxá, Minas Gerais. Empresa brasileira com sede e controle no país, a CBMM comercializa para o mundo todo produtos industrializados de nióbio, utilizados principalmente na indústria automotiva, infraestrutura e óleo & gás. Por meio de investimentos em tecnologia de processamento e aplicações do nióbio, além da experiência no fornecimento a clientes localizados em mais de 50 países, a CBMM contribui diretamente com o desenvolvimento sustentável da indústria e da sociedade.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *