Super banner
Super banner

CBMM já alcançou 80% das vendas do seu nível pré-crise

CBMM já alcançou 80% das vendas do seu nível pré-crise

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), integrante do grupo Moreira Salles, já atingiu em 2010 80% das vendas do seu nível pré-crise, segundo entrevista do diretor-geral da empresa, Tadeu Carneiro, ao site da Exame. “Estamos cerca de 15% acima do que a gente imaginava para o primeiro semestre de 2010 em termos de volume do produto. Isso é um alento muito grande”, disse o diretor.

A CBMM vai investir R$ 120 milhões em 2010. Do total, cerca de 40% já foi investido, segundo Carneiro. “O nome do jogo daqui pra frente é eficiência”, disse o diretor. Por isso, ele acredita que o aço com nióbio será o substituto do aço comum, por ele trazer eficiência em suas aplicações. O nióbio é usado na produção de aços especiais, que são mais “leves” que o tradicional, permitindo, por exemplo, que um carro consuma menos combustível e, consequentemente, emita menos poluentes.

Ainda segundo a reportagem, a empresa estima que, atualmente, cerca de 10% do aço do mundo use nióbio e que, em países com tecnologia avançada, essa porcentagem passe de 20%. A meta da CBMM para os próximos anos é que o nível no Brasil seja de 20%. “Não se tem crescimento econômico sem aço, e os recursos são limitados, então você vai ter que fazer mais por menos”, disse o diretor.

Expansão futura</strong>

A empresa não pretende expandir sua capacidade produtiva em 2010, que atualmente é de 90 mil toneladas. “A atual capacidade pode suprir todo o mercado”, disse o diretor. Há uma expansão prevista para atingir capacidade produtiva de 110 mil toneladas daqui a três ou quatro anos. A empresa não tem capital aberto e nem precisaria, segundo Carneiro. “A companhia não precisa de capital, a CBMM cresce e paga dividendos, não precisamos de capital para rodar a companhia”, afirmou o diretor.

Para Carneiro, o sucesso do produto vem do fato de a companhia ter nascido com um programa de longo prazo e sustentabilidade desde o seu início. “Ela criou um mercado que não existia e tem um produto que ajuda a resolver os principais problemas modernos”, disse. A CBMM encerrou 2009 com um faturamento de cerca de R$ 2 bilhões.

Notícias relacionadas