Super banner

Censo 2010 aponta quase 2 mil domicílios particulares vagos em Araxá

Censo 2010 aponta quase 2 mil domicílios particulares vagos em Araxá

Pessoas dispostas a alugar ou comprar imóveis não faltam em Araxá e, mesmo assim, existem vários domicílios particulares vagos no município. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou a coleta de dados do Censo 2010 em Araxá na última semana. Algumas informações já podem ser divulgadas, como o número extraoficial de habitantes e a quantidade de domicílios existentes. Araxá possui 32.271 domicílios, sendo 20.127 ocupados permanentemente, 1.956 vagos, 998 de uso ocasional (caso de pessoas que moram em outra cidade ou área rural e têm imóvel em Araxá), 199 fechados e 38 de uso coletivo (instituições como a Casa do Caminho, asilos ou até mesmo hotéis que possuem moradores contínuos).

O número de habitantes recenseado no município é 93.049, o que significa um crescimento populacional um pouco maior que a última estimativa feita pelo órgão em 2007, quando se esperava uma população de 92.927 habitantes para 2010. Os dados oficiais serão divulgados somente em dezembro, após os supervisores realizarem toda a revisão do material recolhido. Já as amostragens relacionadas às questões mais profundas como saneamento básico, unidades hospitalares, rendimentos, nível educacional, mortalidade, fertilidade, emprego, dentre outras, só serão reveladas no próximo ano.

A gerente da Agência do IBGE em Araxá, Gislene Maria Ferreira Ramos, explica que alguns fatores contribuem para a quantidade de móveis vagos. “Um fator mais que natural para termos quase 2 mil domicílios particulares vagos é o próprio aumento no número de imóveis. As pessoas que moravam de aluguel adquiriram sua casa. Sendo assim, temos muitos imóveis que antes eram alugados e hoje não possuem nenhum morador, em compensação tivemos um aumento na quantidade de imóveis ocupados. Outras pessoas construíram sua casa e só não a ocuparam ainda porque estão aguardando a documentação da Caixa Econômica Federal. Temos também imóveis que são adquiridos e estão aguardando uma boa oportunidade de venda, são aquelas especulações financeiras”, destaca.

De acordo com ela, muitos dos domicílios particulares vagos estão localizados na região central. “Geralmente, são de propriedade de pessoas que aguardam a decisão de um inventário para negociá-lo ou para alugar para empresas. Portanto, são imóveis que hoje estão desocupados, mas que ficaram assim por muito tempo. O número de domicílios vagos não é grande, o IBGE considera um percentual de 10% em relação aos imóveis ocupados e Araxá está abaixo desse limite”, afirma.

“Em relação aos 199 domicílios fechados, estamos aguardando se o morador vai questionar se não foi recenseado. São imóveis que receberam a visita dos agentes por várias oportunidades, mas não foi encontrado nenhum morador. Quando realizarmos a tabulação para obter o número oficial de habitantes, jogamos a média de moradores no setor onde está localizado o imóvel e contabilizamos”, ressalta a gerente.

Brasil

No próximo domingo (31) encerra-se o prazo para a coleta dos dados do Censo 2010 e ainda faltam cerca de 3 milhões de residências para serem recenseadas. Em Belo Horizonte, 40 mil domicílios já foram visitados mais de uma vez e o IBGE ainda não sabe nada sobre quem mora nesses locais. Bahia e Rio de Janeiro são os Estados onde a pesquisa está mais atrasada, segundo dados preliminares do IBGE.

Notícias relacionadas