Super banner

Cerad recebe melhorias para ampliar ressocialização de menores infratores

Cerad recebe melhorias para ampliar ressocialização de menores infratores

A reforma do Centro de Recuperação do Adolescente (Cerad) foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (22), em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades políticas, de segurança pública e de demais órgãos representativos da infância e juventude.

O local situado no bairro Santa Terezinha foi reestruturado para oferecer qualidade e promover mais ações de ressocialização aos jovens infratores apreendidos. O investimento foi de R$ 50 mil através de recursos do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (Consep), destinados por multas ambientais de termos de ajustamento de conduta da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente.  A reforma durou 60 dias.

“A ação faz parte de uma das 25 metas do Consep através do trabalho de prevenção da criminalidade, preparando os jovens para o futuro e tirando eles dos caminhos tortuosos”, destaca o presidente do Consep, Roberto Ney Lusvarghi.

A antiga marcenaria se transformou em um galpão para atividades coletivas como oficinas de estudo, arte e música. Os alojamentos receberam melhor sistema de ventilação e reparos elétricos e hidráulicos, além do pátio para atividades esportivas e de lazer. “A gente percebe que o lazer e a educação são primordiais para a ressocialização do adolescente”, afirma a psicóloga e diretora do Cerad, Élida Martins Costa.

Apesar de receber melhorias, o espaço atendo o mínimo das exigências da lei, segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Mara Lúcia Silva Dourado.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Miguel Alves Ferreira Júnior, um espaço adequado está previsto para ser construído pela Prefeitura de Araxá em uma área de 10 mil m², próxima à Capela Mártir Filomena, região Leste da cidade.

Notícias relacionadas