Cerca de 4 mil estudantes participam de projeto em prol da conscientização ambiental

Cerca de 4 mil estudantes participam de projeto em prol da conscientização ambiental

Reutilizar, Reduzir e Reciclar. Durante três meses, estudantes do Ensino Fundamental I e II (do 1° ao 9° ano) da rede municipal de ensino estiveram envolvidos no projeto “Reciclar para o Bem Viver – Repensando e assumindo a nossa responsabilidade”, uma ação voltada para a conscientização ambiental. A divulgação das ações e premiações do projeto foi realizada na terça-feira, 12, no auditório do Teatro Municipal de Araxá, com a presença de alunos, professores e parceiros. A ação que representou o início da campanha de educação socioambiental nas escolas, contou com palestras relacionadas ao meio ambiente e com a coleta de materiais recicláveis (garrafa PET, sacolas, potes, copos, dentre outros), realizada pelos próprios alunos.  Foram 3900 alunos de instituições de ensino da rede municipal – Leonilda Montandon (Caic), Manoela Lemos, Dona Gabriela, Auxiliadora Paiva, Aziz J. Chaer, Romália Porfírio de Azevedo Leite, Professor Nelson e Anexo Loren, dos setores Oeste, Centro, Leste, e Norte, da cidade, que coletaram, um total de 5 toneladas, 646kg e 500 gramas.

O projeto foi idealizado pela Cáritas Arquidiocesana, de Uberaba, e contou com o apoio da Administração Municipal, representada pelas Secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Saúde e do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), da Copasa e das cooperativas de reciclagem Foco Ambiental, Reciclara, Cooperare e Dona Beja. Em nome da Cáritas, Walter Vieira, ressaltou que o projeto ganhou força com a participação das crianças. “Estamos começando a colher os primeiros frutos dessa iniciativa porque essa reflexão se faz necessária para ser passada desde a infância”, comenta o representante da Cáritas, Walter Vieira.

Pedro Henrique Bonifácio de Castro, aluno da Escola Manoela Lemos, de 8 anos, já sabe o que é necessário fazer quando se fala em contribuir com o meio-ambiente. “Não posso colocar fogo nas matas e nas plantas, não jogar lixo na água e nem poluir”. O material coletado por Pedro e demais estudantes foi repassado para as cooperativas. Maurício Ferreira da Silva, vice-presidente da Cooperativa Reciclara, avalia positivamente essa ação. “O que as crianças fizeram para nós coletando esse material foi fundamental no nosso trabalho. Então, acredito que esse projeto tem que continuar porque é uma forma de incentivar a preservação ambiental”, destaca.

Para Gessy Glória Lemos, secretária de Educação, o projeto deu oportunidade aos alunos aprenderem o meio ambiente é importante para nossa própria sobrevivência. “Fizemos um trabalho bem elaborado com essas crianças para que aprendam, não só recolher o lixo, mas também não contribuir para a poluição do meio-ambiente”. Os participantes do projeto foram premiados com uma caixa coletora de água de chuva, ingressos para sessão de cinema do Shopping Boulevard Garden e um Tablet.

O projeto “Reciclar Para o Bem Viver” faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, desenvolvida entre os dias 11 e 16 de junho, em Araxá, com o tema “Acabe com a poluição plástica”, definido pela Organização das Nações Unidas. “O plástico é o grande vilão da natureza porque, primeiro ele degrada muito lentamente e a sua produção vem aumentando a cada ano, em função das tecnologias e de matéria-prima disponível. Essa temática é importante com o objetivo de fazer essa conscientização para reduzir a produção e o consumo de plástico”, ressalta o superintendente do IPDSA, Ricardo Manoel de Oliveira.

A programação da semana segue nesta quinta-feira, 14. As atrações são a palestra sobre resíduos sólidos plásticos com alunos da Escola Sesc, às 7 horas, na instituição de ensino, e o Café com Ciência – Meio Ambiente e Sociedade: O plástico e seus impactos, às 17 horas, no Uniaraxá. Na sexta-feira, 15, tem atividade no laboratório de ciências sobre resíduos plásticos na Escola Sesc. O encerramento, no sábado, 16, será marcado por um passeio ciclístico, com largada e chegada na Igreja Matriz de São Domingos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *