Super banner

Cine Clube Brasil: Estorvo e Acossada

Cine Clube Brasil: Estorvo e Acossada

Cine Clube Brasil: Estorvo e Acossada 1

Da Redação – A sexta semana do Projeto Cine Clube Brasil apresenta gratuitamente o filme “Estorvo”, de Ruy Guerra, e o curta-metragem “Acossada”, de Karen Black e Karen Akerman, às 20h, no Cine Teatro Brasil, nesta terça-feira (14). Nesta segunda, excepcionalmente será exibido o filme “Meu Nome não é Johnny” dentro das comemorações da Semana de Mobilização Contra as Drogas.

Sinopse

Estorvo

Adaptação do livro homônimo de Chico Buarque, o filme assinala uma ruptura com a linguagem hegemônica do cinema brasileiro dos anos 90. Por meio de uma estrutura circular, subjetiva, pautada pela dissolução do espaço e do tempo, reproduz o pesadelo existencialista de um personagem anônimo que vaga por uma grande cidade de hoje.

Depois de uma noite mal dormida, o protagonista acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico, vê um desconhecido de terno e gravata, barba e cabelos longos, que lhe lembra alguém que não consegue identificar.

Não sabe por que aquele homem está ali nem o que pode querer, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça para sua vida. E assim se inicia uma alucinante perseguição através da cidade. Trilha sonora assinada por Egberto Gismonti.

Acossada

Este curta ironiza o batizado “cinema da retomada” nacional, gerado na década de 90, por meio de uma releitura de “Acossado”, clássico de Jean-Luc Godard. Isto através da história de uma francesinha perdida no Rio de Janeiro que depara-se com mafiosos do cinema brasileiro. Quem poderá salvá-la?

Calendário

27 e 28 de junho – Eles não usam Black-tie

4 e 5 de julho – Madame Satã

11 e 12 de julho – A Dama do Cine Shangai

18 e 19 de julho – Meu Nome não é Johnny

Notícias relacionadas