Super banner
Super banner

Codemig e Certi projetam fábrica de ímãs de terras-raras em Minas Gerais

Codemig e Certi projetam fábrica de ímãs de terras-raras em Minas Gerais
Foto: Codemig/Divulgação

O Brasil ganhará seu primeiro laboratório-fábrica de ímãs de terras-raras, que será implantado em Minas Gerais. O projeto inovador do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), será desenvolvido pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contando com cerca de 20 especialistas técnicos.

O empreendimento teve início oficial esta semana em Belo Horizonte, em reuniões nos dias 24 e 25 de fevereiro na Codemig. A ação pioneira representa um passo importante para a fabricação do ímã permanente de terras-raras no país, elemento indispensável à vida moderna.

Componentes-chave de aplicações intensivas em energia, como aerogeradores e motores elétricos para máquinas industriais, eletrodomésticos, elevadores e carros híbridos e elétricos, os ímãs de terras-raras constituem um dos grandes responsáveis pelo aumento da eficiência energética. “O desenvolvimento da tecnologia e a produção de ímãs de alta potência em Minas Gerais representam um grande avanço na agregação de valor às reservas de terras-raras existentes no estado e um passo decisivo para o fomento de toda cadeia produtiva de motores e geradores elétricos de alta eficiência”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Com o objetivo de aproveitar o conhecimento que vem produzindo junto com a UFSC e o IPT, a Codemig contratou a Fundação Certi, por R$ 3 milhões, para elaborar o plano de negócio e o projeto executivo do laboratório-fábrica com capacidade anual de 100 toneladas de ímãs, que será erguido ao custo estimado de R$ 80 milhões, ao longo de 2017, em área que a empresa já possui na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além disso, serão também realizados, no âmbito do contrato, os estudos de viabilidade técnica, econômica, comercial e ambiental de uma unidade industrial de grande porte de ligas e ímãs permanentes de terras-raras a ser erguida em Minas Gerais, buscando resoluções para as questões de rentabilidade, de modo a alinhar as escolhas técnicas às demandas e aplicações de maior impacto para o mercado de ímãs de terras-raras no Brasil.

A parceria com a Fundação Certi inclui ações para apoiar a estruturação de um ambiente empresarial capaz de fomentar em Minas Gerais a competência tecnológica e produtiva das ligas e dos ímãs permanentes de terras-raras de diferentes características para as mais diversas aplicações. Isso inclui a atração e o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos e insumos nos setores de mineração e metalurgia, bem como o suporte aos desenvolvedores de produtos e, principalmente, o estímulo a pesquisas realizadas em universidades e institutos de tecnologia, além da formação de mão-de-obra especializada.

De acordo com o superintendente de Negócios da Fundação Certi, Laércio Aniceto Silva, o empreendimento também irá dispor de ambientes propícios para geração de conhecimento técnico-científico em pesquisa e desenvolvimento (P&D), operação, produção e manufatura. “A intenção é realizar, ao mesmo tempo, operações de rotina fabril, produzindo ligas e ímãs diretamente para o mercado”, explica o profissional da Fundação Certi, instituição de ciência, tecnologia e inovação.

Segundo informações da Certi, a atual situação do mercado internacional desses ímãs forçou os fabricantes a instalarem suas fábricas em regiões com oferta abundante de matéria-prima, como a China, impondo um monopólio de 97% da produção mundial de óxidos de terras-raras e limitando a exportação por meio de cotas. Como consequência, o mercado nacional passou a ser atendido exclusivamente via importação, o que resulta em inconstância de preços e escassez de oferta em setores estratégicos e de alta relevância tecnológica.

Terras-raras em Araxá

Araxá é reconhecida também pela produção de nióbio. É de lá que vem significativa parcela da receita da Codemig, fruto da parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que extrai o minério, processa-o e, a partir dele, produz o nióbio. Do rejeito de sua produção, tornou-se possível, por meio de pesquisas, produzir as terras-raras, atualmente muito utilizadas nas tecnologias de ponta, para fazer funcionar tablets, lasers, turbinas usadas na produção de energia eólica, telefones celulares, mísseis e equipamentos eletroeletrônicos.

A vantagem das terras-raras produzidas em Araxá é que elas são praticamente um subproduto da exploração do nióbio. Isso barateia o custo industrial e pode tornar a Codemig mais competitiva em preços, em relação àqueles que só exploram terras-raras.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x