Super banner

Com falta de medicamentos para sedação, Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide novamente pelo fechamento do comércio de Araxá

Com falta de medicamentos para sedação, Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide novamente pelo fechamento do comércio de  Araxá

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá definiu por novo fechamento do comércio local, mantendo-se apenas os serviços essenciais. O anúncio foi feito durante coletiva com a imprensa na tarde desta quinta-feira (18). A medida deve ocorrer de 7 a 10 dias e inicia a partir da próxima segunda-feira (22). Ela havia sido adotada no início da pandemia, em março, e durou até o final de abril.

De acordo com comunicado que circulou nas redes sociais enviado pela secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, para um grupo de gestores da microrregião, Araxá enfrenta sérias dificuldades para encontrar medicamentos de sedação.

O estoque tem capacidade para atender até 10 dias e é essencial para intubação de pacientes em estado grave para tratamento não só do coronavírus como também AVC, infarto e outros enfermidades.

A dificuldade para compra desses medicamentos tem sido enfrentada em grande parte do Brasil, devido ao período de pandemia. O novo fechamento objetiva diminuir o avanço do contágio do conoravírus em Araxá, que atualmente tem 184 casos positivos, além da microrregião que também deve adotar a mesma medida.

Fonte: Redação - Diário de Araxá

Notícias relacionadas

131 Comentários

  1. Rute Borges
    Rute Borges

    Olha o agloramento acho que o pessoal nao tem medo nao estao pensando em ninguem nossa saúde em Araxa ja nao tinha muito recurso agora é precario vai morrer gente por falta de medicamento

    Responder
  2. Anne Junior
    Anne Junior

    Agora não era hora de fazer praça na rodoviária…SAUDE EM PRIMEIRO LUGAR…A UPA…DAR UM CURSO DE VALORES HUMANO PARA OS ATENDENTES…PORQUE lá trata os usuários com muita falta de educação

    Responder
  3. Jane Dea
    Jane Dea

    Tem que fechar tudo até o essencial quero ver gente no calçadão fica lá sentado achando que está podendo fica em casa capina horta lava roupas passa lava banheiro azulejos da cozinha arruma seu guarda roupa faz almoço mais fica em casa por favor tá bom bjs 🙏🙏 🙏 blz 👍

    Responder
  4. Hawk mam

    É bem injusto enquanto os donos de supermercados, lotéricas entopem de dinheiro os outros tem que ficar fechado . Ou fecha tudo ou fica tudo funcionando normal.

    Responder
  5. Marisa

    Suspende o salario desse comite, vamos ver como reagem, nas cidades vizinhas nao tá faltando medicação, pq não fizeram o dever d casa direito!!

    Responder
  6. siomara

    Gostaria de entender já vamos pro quarto mês e já era de se esperar que um estoque fosse renovado principalmente se preparando para o que eles mesmo divulgam todos os dia que o índice de contaminados está progressivo.???

    Responder
  7. Alessandro

    Tira uma foto do butequim vê quantas pessoas tem lá
    Depois tira a de um supermercado e veja quantas pessoas tem lá
    Ou fecha tudo ou nada não fiquem colocando a culpa só no bar no restaurante e nas lojas não dá uma olhada nas lotéricas, supermercados e comparem quem faz mais aglomeração!!!
    Ipocrizia pura…

    Responder
  8. Evandro

    O adiantou preparar hospitais se não compraram os remédios deve se crianças que está nesta comoção só pode

    Responder
  9. Danilo Cardoso
    Danilo Cardoso

    vamos ser o ultimo pais no mundo a sair da quarentena … outros países já saíram pq respeitaram as normas e ficaram em casa, brasileiro foi é pra praia , achando que estava ''de ferias'' , vão levando na brincadeira …

    Responder
  10. Charles

    Corte as mordomias dos políticos aí de Araxá vai ser de boa ajuda na saúde do povo de Araxá .muitas inovação e pra saúde nada .

    Responder
  11. May Amaral

    Já passou da hora da prefeitura dar isenção de IPTU, água e luz para os comerciantes, infelizmente são eles q estão pagando a conta de uma má administração q não se preparou estocando insumos para tratar os contaminados. Veja bem o fechamento não é por conta de uma alta taxa de transmissão o fechamento é oq a cidade não se preparou e deixou insumo faltar.

    Responder
  12. Wainer Ramos

    A incapacidade do gestor de comprar medicamento para sedação será paga pelos que trabalham e sustentam esse enorme carrapato chamado prefeitura

    Responder
  13. fabiano silva

    quem esta desipando a doenca são os policiais nas blitz, pega documento se contamina e trasmite o virus através do documento .

    Responder
  14. Marcos Ferreira

    Tem que multar essa pessoas que estão fazendo festas nós do comércio não temos que pagar pelos irresponsáveis tem que suspender as contas e alugueis

    Responder
    1. Mônica Oliveira
      Mônica Oliveira

      Fernando Soares Souza Filho verdade, não tem fiscalização, os bares lotados de pessoas com as portas fechadas.. Barreiro lotado de pessoa sem máscara e por aí vai, fecha o comércio ,fazer Lei mais não fiscalizar, não vai adiantar nada .

      Responder
  15. Luiz

    A minha duvida e a seguinte a prefeitura vai reduzir o IPTU? Dar um desconto de 70%, porque só tem cobranças em cima de quem trabalha e a prefeitura não faz nada.

    Responder
  16. Eni Morais
    Eni Morais

    Vão subir o números igual Uberlândia, decreta fechamento do comércio , distribuidores de bebidas . A circulação das pessoas tem evitar. Decreta multa para o cidadãos irresponsáveis.

    Responder
  17. Kaio Emanuel Silva
    Kaio Emanuel Silva

    Não deveria ter nem aberto
    Mas se quisesse, de fato, lutar contra a doença teria fechado as fronteiras da cidade e policiamento de festas clandestinas…
    Tem gente alugando chácara e fazendo festas em fim de cidade, postando nas redes e nada de uma sanção…

    Responder
    1. Magno

      quebra nada eles tem dinheiro guardado pra se sustentarem ate passa isso, e o pobre que não tem nem de onde tirar como que fica ?Não desmerecendo os comerciantes mas acho que 1 ou 2 meses fechado as portas nao irá deixa eles pobres e nem mata, vamos pensar naqueles não tem nem almenos condições de ir ate o hospital

      Responder
  18. luiz

    Fechamento novamente do comércio em Araxá, pelo motivo de escassez de medicamentos é a pura falta de logística e planejamento?

    Responder
  19. Roseni Alves
    Roseni Alves

    Tinha q multar gente sem máscara…batendo perna no centro…eu tenho 90 dias so em casa…estou ai agora pra quer sair so pra entrar em loja olhando…se o q compra agora e pijamas …mesmo assim trás na porta…povo sem noção acha q o vírus e brincadeira uffff

    Responder
  20. Vanderlei Antunes

    A quarentena foi estabelecida apenas para que desse tempo para equipar a área da saúde. Pelo jeito não foi feito,o vírus está aqui e não vai voltar pra China. Então temos que encarar ele e cada um fazer a sua parte e se for para punir alguém, só faça com quem desobedecer as medidas.

    Responder
  21. Albertina Pereira

    Chato isso coitado dos comerciantes! Mais prejuízo e os desocupados estão mais desocupados assim.

    Responder
  22. Valdo

    Falta uma cobrança da prefeitura, as pessoas não estão respeitando as normas e os comerciantes estão relaxando. Não vi ninguém ser cobrado por estar sem máscara. Vá na Wilson Borges e no barreiro.
    A prefeitura deveria fazer a campanha de esclarecimento com a população. Placas falando sobre uso de máscaras no centro e principais avenidas. Carros de som nos bairros falando sobre a doença e o uso de máscaras e higiêne das mãos.
    Essa doença além de ser perigosa, tira espaço para o tratamento de outras doenças. Temos que pensar nisso.

    Responder
    1. Magno

      quando vc vai ao supermercado compra oleo por exemplo é pq acabou correto ? isso foi oque aconteceu com os hospitais. DAI VC CHEGA NO SUP. E NAO ENCONTRA E VAI RODANDO ATE ENCONTRA CORRETO ? POIS É OQ ELES ESTAO FASENDO

      Responder
  23. Geraldo

    Passou da hora,o povo não está respeitando,tem loja abrindo de manhã feriado e aos sábados, parabéns secretaria, pela atitude.

    Responder
  24. Leandro Mariano
    Leandro Mariano

    Marlene Capiler Verdade mãe. Em ves de postarem fatos reais,pegam fotos antiga pra assustar a população.vamos ser mais realista e assim,saberemos sim o certo e os fatos do que está acontecendo…

    Responder
  25. Massaranduba

    Agora o desemprego vai aumentar ainda mais ! Tomara que os políticos tragam novas empresas e empregos para esse pessoal pois araxá vai virar uma cidade de muitos ociosos. Ah Esqueci…… as vagas de emprego daqui são para pessoas de fora ! Estamos F****s…!!! Obrigado Políticos

    Responder
    1. Valdo

      Vc está esquecendo que estamos numa pandemia. Como vc sabe que as vagas são para pessoas de outras cidades?

      Responder
      1. Massaranduba

        Estou muito ciente parceiro , ou vc estava em Marte ou Vênus e não vê a grande incidência de empresas terceirizadas rodando por aí ,republicas por todos os bairros com festinhas peculiares, duas empresas de ônibus de fora de Araxá transportando empregados para uma Companhia , e outra para Serra do Salitre. Mão de obra sub valorizada está tendo sim preferência em Araxá. E a partir de agora vai ser assim e não tem como cobrar dos empresários pois os prejuízos serão enormes. E outra Sr. Valdo a subvalorização da mão de obra de Araxá não veio junto com esse problema, já é de anos,e a pandemia veio só para explicitar a incompetência dos nossos políticos!
        Mas vamos ter pensamento positivo , pois como dizem ….. Oque é um peido para quem está C******.

        Responder
  26. Mirian Alves
    Mirian Alves

    Vtnccc com esse araxa,pq não fecha empresas grandes tbem ,o problema não é comércio e sim as pessoas sem consciência, quero ver araxa pagar nossas contas já que podem decidir a vida de todos
    Nem.todo mundo tem dinheiro garantido e muito menos pegando auxílio

    Responder
  27. Geraldo

    Prefeito secretario.juiz.promotor.presidente.vereador não pode fazer nada.estamos todos num Titanic só. Só Deus nas nossas orações pelos profissionais que batem de frente com esse vírus. A imprensa fala muito

    Responder
    1. Magno

      verdade, o único que pode e vai nos livrar disso chama – se JESUS, mas pra isso devemos dobrar nossos joelhos em oração constante

      Responder
  28. Patricia Cristiane
    Patricia Cristiane

    Só que não adianta fechar comércio se tem academias e festas clandestinas. O povo não respeita nada. Não adianta ficarem culpando os governantes se ninguém está fazendo a sua parte pra acabarmos logo com essa crise!

    Responder
    1. Patricia Cristiane
      Patricia Cristiane

      Arthur Luis É por causa de pessoas como vc que brincam e zombam com a atual realidade que temos que ficar nesse vai e volta de abrir e fechar comércio na cidade! Se todos se unissem com responsabilidade não estaríamos vendo tantos pais e mães de família ficando sem trabalho.

      Responder
  29. Matheus Souza
    Matheus Souza

    Pior de tudo que si tivese fechado as entrada da cidade antes e ter proibido muitas coisas n estaria assim mais infelismente estao gastando dinheiro atoa 🤔
    Ta complicado viu nois ta e fudido com esses tds akeles que estao a frente da situação dentro da camera 😬 saporra ta dificil só Deus pra ter misericordia de tds nois

    Responder
  30. Rainer Borges
    Rainer Borges

    Só pra aumenta a estatística do covid por outras mortes.. povo q gosta de rouba um dinheiro eu heim … oq a ganância n faz ou melhor alguns são marionete pra se apoderar do dinheiro público

    Responder
    1. Luziane Monteiro Campos
      Luziane Monteiro Campos

      Tania Aparecida você vai ficar sem alimentação? Numa pandemia esses serviços são essenciais. Quem ficar doente em casa vai ter que passar fome? Gente infelizmente o surto chegou em Minas Gerais já passou por quase todas as regiões agora que ele veio pra cá. Ninguém pode ficar sem os serviços essenciais.

      Responder
    2. Taty Prado
      Taty Prado

      Aí vcs vão comer o que se supermercado chegar capim deve AFFF . Todos tem que tomar cuidado pois todos nós somos responsáveis por tudo . Em nossas casas temos visita e será que não vão em reunião de anjo não pensa nisso .

      Responder
  31. Joao Paulo Diniz
    Joao Paulo Diniz

    O comércio seus funcionários pagando pelas irresponsabilidades das pessoas que estão fazendo festas e caminhadas e não usando máscara.Tem que ter alguma punição para eles tbm.

    Responder
  32. Silas Eduardo
    Silas Eduardo

    Pq o prefeito e demais líderes políticos não criam um hospital móvel?
    Não providencia leitos em algum lugar que dê certo. Exemplo: no espaço da Expominas, no Estádio.
    Eles nunca colocam a saúde em primeiro lugar, isso é inadmissível😡😡😡
    Saúde e alimentação têm que ser primordiais sempre!
    Daí ele quer mexer com essas obras desnecessárias.
    Pq ele não arruma aquela cratera lá no Santa Rita?
    Os buracos nas ruas também?

    Responder
    1. Emilio Mateus
      Emilio Mateus

      Heliio Castro gente vota em qualquer novo candidato a vereador com boa proposta, analisem bem , análise o partido , dizem não ao mdb eo psdb, vamos renovar a câmera , vamos mostrar que povo está de olho, a maioria dos vereadores que estão lá hoje não fazem nada pela cidade , apenas apoia o prefeito, tem vereador na câmera de Araxá que não sabemos nem o nome de

      Responder
  33. Thiago

    Tem é que ter uma fiscalização rigorosa de festas em ranchos e casas aqui mesmo na cidade.fechar é uma alternativa muito vaga…só fechar o comércio não vai adiantar…tem que fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas nos supermercados pq a turma reuni todo fim de semana pra beber e fazer churrasco..vamos ter consciência pessoal ficar o máximo em casa e evitar aglomerações e festinhas..

    Responder
  34. Melissa Avila
    Melissa Avila

    Enquanto isso meu irmão se encontra em um leito de UTI, esperando a boa vontade dos governantes em resolver essa situação…..com uma desculpa esfarrapada dos médicos que ele não precisa de sedativo, porque tanto faz, sendo que o quadro dele é gravíssimo , está entubado, em coma…. Porque a vida das pessoas está em segundo plano….triste realidade.
    Mais amor por favor.,…

    Responder
  35. Maria Jose Borba
    Maria Jose Borba

    A única alternativa para esse país é os caminhoneiros pararem… se o sedativo está em falta no país o que vai resolver parar, aliás parar a economia não fez diferença nenhuma pois o povo só não quer e não está reunindo para trabalhar…

    Responder
    1. Danielle Luciano de Oliveira
      Danielle Luciano de Oliveira

      Maria Jose Borba não queira precisar de uti e não ter recursos. Nesse momento qto menos doentes melhor. Não é só covid 19 que precisa de sedacao numa uti. Acidentes, infartos, avcs… então vamos tentar manter a população viva!

      Responder
    2. Maria Jose Borba
      Maria Jose Borba

      Danielle Luciano de Oliveira então fechem a 262 e demais vias, fechem as cidades da região cujo núcleo hospitalar é aqui! E mais, nenhum outro lugar tomou essa medida, portanto não tem precedente ! Reajam COMERCIANTES!

      Responder
    3. Ana Dálete
      Ana Dálete

      Maria Jose Borba a gente reage sempre olhando para o próprio umbigo, nos levando a querer recusar atendimento a alguém de “uma cidade cujo núcleo hospitalar é aqui”. Aí chega o momento em que nós mesmos precisamos que outra cidade se compadeça dos doentes daqui. O discurso não é o mesmo quando precisamos usar os hospitais de Uberaba, por exemplo.

      Responder
  36. Jaqueline Melissa
    Jaqueline Melissa

    Fechar o comércio pra que? Pra dar espaço as cidades vizinhas? Está certinho isso ,o comércio não é culpado pela covid e sim nós brasileiros que não usamos a cabeça,achando que comprando apenas respiradores seria o ideal e não estocaram o que sabia que seria preciso e não teria como comprar,ainda tem pessoas leigas dizendo que o povo vai bater perna,quanta ingenuidade…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *