Super banner

Comissão da Assembleia Legislativa instala o Fórum Mineiro de Educação

Comissão da Assembleia Legislativa instala o Fórum Mineiro de Educação

Debate no plenário da Assembleia

Da Redação/Via Ascom – A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida pelo deputado Bosco (PTdoB), realizou recentemente um debate público onde foi instalado o Fórum Mineiro de Educação, que visagarantir a discussão de políticas educacionais efetivas no Estado.

O debate público ‘O Novo Plano Nacional da Educação (PNE) 2011/2020 e o Acompanhamento da Sociedade Civil’, realizado no plenário na última segunda-feira (9), também discutiu o novo PNE, que tramita na forma de projeto de lei na Câmara dos Deputados. O plano, de autoria do Executivo, conta com dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas  das estratégias para a realização dos compromissos. Prevê, também, formas para a sociedade civil monitorar os resultados.

A convite do parlamentar e autor do requerimento do evento, dois painéis foram realizados. O primeiro, exposto pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, tratou da importância do fórum nacional e dos fóruns estaduais de educação para as políticas do setor.

O segundo painel, sob liderança da secretária adjunta de Estado de Educação, Maria Céres Pimenta Spínola de Castro, abordaria o direito à educação e a participação da sociedade civil no acompanhamento das políticas púbicas. No entanto, a secretária em exercício desistiu de proferir a palestra em virtude de uma minoria de manifestantes que protestavam contra o governo, destacando o comportamento como desonroso para os profissionais da educação.

Para o deputado Bosco, o PNE e o Fórum Mineiro de Educação são apenas o princípio de uma grande caminhada. “Cujo objetivo maior é aperfeiçoar cada vez mais a educação em Minas, proporcionando aos mineiros a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.”

Presenças

Além dos palestrantes, autoridades do governo e profissionais da educação participaram do debate público. Entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD) e a vice-reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Santuza Abras.

Notícias relacionadas