Super banner

Comissão de Educação da ALMG discute revalidação de diplomas estrangeiros

Comissão de Educação da ALMG discute revalidação de diplomas estrangeiros

Deputado Bosco durante pronunciamento no evento - Foto: Rossana Magri

Da Redação/Via Ascom – A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu um importante debate para alunos formados em instituições fora do Brasil, em encontro promovido na última terça-feira (29).

Sob a coordenação do deputado Bosco (PTdoB), que preside a comissão, autoridades, especialistas e interessados debateram as soluções para o impasse que atinge mais de 20 mil pessoas no Brasil: a revalidação dos diplomas de ensino superior expedidos em outros países.

Para o deputado, autor do requerimento para a audiência, é preciso dar uma solução para a situação dos estudantes diplomados no exterior, e defendeu que Minas Gerais caminhe no sentido de garantir a revalidação dos títulos dessas pessoas.

Ao final do evento, o parlamentar recebeu do representante da Associação Nacional de Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (Anpgiees), Vicente Celestino de França, um diploma comprobatório de entrega da Medalha de Mérito Educacional Educador Paulo Freire.

Também estiveram na audiência o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e coordenador acadêmico do Instituto Universitário Brasileiro, Elpídio Donizetti Nunes; o representante da Associação Brasileira de Pós-Graduados do Mercosul (ABPÓS-Mercosul), Carlos Estephanio; A diretora da Central de Provisão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Lumena Santos Chaves; além de outros parlamentares da Casa.

Café com o presidente da Fiemg

Deputado Bosco durante café da manhã com a Fiemg- Divulgação

A manhã da quarta-feira (27) também foi intensa. O parlamentar araxaense participou de um evento na Assembleia com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado. Os deputados presentes tomaram conhecimento de um documento produzido pela instituição denominado Agenda Legislativa da Indústria Mineira.

A agenda contém um resumo desses projetos, informações sobre sua tramitação e informa, ainda, qual a posição da Federação em relação ao conteúdo da proposição. Contém, ainda, ponderações e sugestões de aprimoramento dos projetos.

Durante a solenidade, o deputado Bosco elogiou a postura da Fiemg de acompanhar a tramitação de projetos de seu interesse na Assembleia. Ele lembrou que o Brasil hoje ocupa posição de destaque no cenário mundial, dizendo que “isso se deve, em muito, à indústria mineira”.

Notícias relacionadas