Por que os mineiros pagam uma das tarifas de energia elétrica mais caras do mundo, sendo que Minas tem um dos menores custos de produção? Esta é uma das questões que a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende ver respondida. Para isso, ela realiza, nesta quinta-feira (24/10/13), uma audiência pública no auditório, a partir das 9 horas. A reunião atende a requerimento do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).
De acordo com o parlamentar, que também é presidente da comissão, o objetivo é “discutir com os diversos atores da sociedade o preço abusivo da tarifa de energia, visando defender os direitos dos consumidores e barrar os abusos nas cobranças e nos aumentos tarifários”. Outro tema que ele pretende abordar na reunião é a renovação das concessões para as companhias energéticas que vencerão a partir de 2015. “Todo mundo paga uma conta de luz e paga caro, mas poucos sabem que as concessões têm prazo de vencimento”, explica o deputado.
Convidados – Foram convidados para a reunião o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG), Lindolfo Fernandes de Castro; o coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética e na Indústria de Gás Combustível, Jairo Nogueira Filho; e o presidente da Associação em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica de Minas Gerais, José Carlos de Souza.
Fonte: Assembleia de Minas