Super banner

Confira os destaques da Câmara Municipal de Araxá – 23/04/2019

Confira os destaques da Câmara Municipal de Araxá – 23/04/2019

Em Reunião Ordinária realizada nesta terça (23), a Câmara Municipal aprovou dois Projetos de Lei. A proposição de autoria do vereador Robson Magela, que dispõe sobre vagas em CEMEIs, EMEIs, creches e escolas conveniadas para crianças vítimas ou filhas de vítimas de violência doméstica no âmbito do Município de Araxá, foi aprovada com uma emenda de autoria do vereador Pastor Claudenir.

O Projeto de autoria do vereador Hudson Fiuza, que dispõe sobre o Programa Municipal de Prevenção às doenças ocupacionais do educador e de todos os servidores municipais de ensino, foi aprovado em seguida. O Presidente da Casa da Cidadania, Vereador Roberto do Sindicato (SD), reforçou o convite para os Fóruns Comunitários que serão realizados na Câmara nesta semana. Sete parlamentares usaram a tribuna:

Bosco Júnior

O vereador Bosco Júnior falou sobre o aumento do número de desempregados em Araxá, afirmando que as maiores solicitações no seu gabinete estão relacionadas com pedidos de emprego. Ele também salientou o grande número de queixas sobre o mau estado do asfalto e limpeza no município. Incentivador do Parlamento Jovem de Minas, o parlamentar celebrou a realização de mais uma oficina para estudantes araxaenses e apresentou diversas indicações:

Indicação: limpeza e capina de ruas e avenidas no Distrito Industrial;

Indicação: sinalização e nova pintura horizontal, quebra-molas ou redutor de velocidade nas ruas Araxá e Imbiara (próximo à empresa Santa Clara) e cobertura de ônibus na rua Imbiara, nº 265 (Distrito Industrial);

Indicação: posse de terrenos licitados para que empresários possam dar início às suas atividades;

Indicação: limpeza de descarte indevido de lixo e entulho na entrada das Palmeiras região Carapiá, sentido Araxá – Sacramento rodovia MG 428. 

José dos Reis

O vereador Zezinho apresentou Indicação que solicita Fórum Comunitário para debater a prestação de serviços de dados através da internet pelas operadoras com atuação em Araxá. O parlamentar questionou a qualidade do serviço prestado no município em relação à área de cobertura e qualidade do sinal disponibilizado. Outras indicações foram apresentadas: 

Indicação: pavimentação asfáltica ao final da Rua das Primaveras;

Indicação: informações referentes ao retorno de atendimento da UNISUL (Unidade Básica de Saúde) no bairro Vila Silvéria.

Ceará da Padaria

O vereador Ceará iniciou seu discurso trazendo uma reclamação de uma funcionária do município sobre recebimento de aposentadoria. Em seguida ele falou sobre a falta de estrutura nas escolas municipais. O parlamentar também salientou que o Prefeito tem a prerrogativa de trocar Secretários, e que muitas Indicações apresentadas pelos vereadores não são ouvidas.

Indicação: capina e limpeza da Rua Pernambuco, Bairro São domingos e complexo viário Oeste Max Neumann, bairro Boa Vista.

Hudson Fiuza

O vereador Hudson Fiuza apresentou Projeto de Lei que Dispõe sobre determinação que os postes que dão sustentação às redes de distribuição de energia elétrica sejam preferencialmente colocados nas divisas dos lotes de terreno. O vereador disse ter recebido muitas reclamações de moradores por postes que dificultam o acesso às garagens e residências. Em seguida, Hudson falou sobre a possibilidade de Araxá perder a agência da Receita Federal, sugerindo um manifesto dos parlamentares para que isso não aconteça.

Indicação: limpeza e manutenção de área institucional localizada na A. Pedro de Paula Lemos, 250 – 310 no Bairro Domingos Zema

Indicação: lâmpadas de led no fim da avenida João Moreira Sales;

Indicação: Indicação: manutenção na Iluminação Pública em frente a Unileste – Av. Cassiano de Paula Nascimento, 290 – Santo Antônio;

Indicação: poda das árvores que ficam em frente à Unileste – Av.  Cassiano de Paula Nascimento, 290 – Santo Antônio

Indicação: revitalização da Praça Elias Leime, no centro de Araxá;

Indicação: lixeiras na Praça Elias Leime, no centro de Araxá;

Moção de Pesar à família do Sr. Ítalo Pezzuti, tendo em vista o seu falecimento, ocorrido na data de 15 de abril do corrente ano;

Raphael Rios

O vereador Raphael Rios agradeceu à Secretária de Saúde, Diane Dutra, o atendimento de indicação sobre dietas para pacientes do SUS. Em seguida, o parlamentar lembrou o relatório de fiscalização da Biblioteca Municipal feito por ele em abril de 2017, e afirmou que agora, no novo espaço, o município deve pensar em ter um local próprio para evitar alta despesa com aluguel. Ele mostrou preocupação com o futuro do antigo espaço da Biblioteca, de importância histórica no município. Por fim, o vereador cobrou a revisão do Plano Diretor do Município que, de acordo com ele, trava o desenvolvimento araxaense.

Indicação: substituição de lâmpadas queimadas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Municipal);

Moção de Congratulações aos alunos do Cefet por medalhas conquistadas nas Olimpíadas Brasileiras de Física em 2018.

Robson Magela

O vereador Robson Magela pediu para a Prefeitura Municipal prioridade na ajuda à Casa do Caminho, que tem dívidas e não recebe incentivo. Em seguida, o parlamentar cobrou reajuste salarial/aumento do vale alimentação para os servidores municipais e que os aprovados em concurso sejam chamados para seus cargos de direito.

O parlamentar ainda lembrou o Projeto de Lei de sua autoria, já aprovado, que oferece gratuidade aos portadores de deficiência em eventos, salientando que a medida irá valer no Araxá Rodeio Show. Os acompanhantes dos contemplados pela Lei terão direito à meia-entrada no evento.

Adolfo Segurança

O vereador Adolfo celebrou a realização do 5º Torneio Início do Servidor, organizado pela Prefeitura. O parlamentar falou sobre visita realizada na Cozinha Comunitária e parabenizou a equipe pelo trabalho de mais de mil refeições por dia. Outra visita feita por Adolfo ocorreu no Frigorífico Municipal, espaço de grande importante para a economia de Araxá. Por fim, o parlamentar criticou a falta de cuidado na Região do Barreiro.

Indicação: providências para manutenção da Rua Marieta Dornellas (tapa buracos), Bairro Jardim Natália;

Indicação: manutenção e limpeza da rua Sargento Gislei de Oliveira Reis, 315, Pão de Açúcar;

Indicação: recapeamento da rua Juvercino Francisco da Cruz, bairro Ana Antônia;

Indicação: capina e poda de praças dos bairros Jardim Natália, Vila Maior, Jardim das Oliveiras.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *