Super banner
Super banner

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Camara Municipal desta terça

Confira os destaques da Reunião Ordinária da Camara Municipal desta terça

O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), aproveitou a Reunião Ordinária desta terça-feira (29) para anunciar a programação do Seminário das Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que vai acontecer nos dias 14 e 15 de Setembro no Teatro Municipal de Araxá. O Seminário vai contar com os seguintes palestrantes e temas: Romeu Zema Neto (Gestão e Liderança), Alexandre Atheniense (Direito Digital e Internet Law), Desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada (Judicialização da Política e Politização da Justiça), Rogério Rodrigues da Silva (Fortalecimento e importância do Legislativo), Ministro da Justiça Torquato Lorena Jardim (Defesa social) e Francisco Carlos Frechiani (Improbidade Legislativa e o verdadeiro papel do vereador).

O início das atividades do Projeto Líderes do Futuro: uma Juventude mais cidadã, que teve início na última quinta-feira (24) com a visita dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Vasco Santos, foi lembrado por Fabiano. Ele destacou que mais quatro visitas estão programadas para este ano com o objetivo de aproximar os jovens do trabalho do legislativo e proporcionar a troca de experiências entre os alunos e os parlamentares, incentivando a educação política.

Durante o Grande Expediente oito vereadores usaram a tribuna: Robson Magela (PRB), Raphael Rios (SD), Hudson Fiuza (PSL), Jairinho Borges (PRP), José Valdez da Silva (Ceará – PMB), Edinho Souza (PTB), Carlos Roberto Rosa (SD) e Bosco Júnior (Avante).

 

Robson Magela

Robson Magela foi o primeiro a usar a tribuna. Ele abriu sua fala agradecendo o fato de ter sido homenageado com a Medalha Alferes Tiradentes – Colar Ouro, que homenageia vereadores atuantes nas cidades. O evento aconteceu em Belo Horizonte, no dia 25 de Agosto.

O Gabinete Itinerante do parlamentar esteve na região dos Bairros Jardim das Oliveira, Vila Verde e Vila Mayor. Dentre diversas reclamações, eles relataram que não estão recebendo correspondências dos Correios e o sinal de telefonia celular é ruim. Robson apresentou diversas indicações de demandas apresentadas pelos moradores desses bairros.

Indicação – Construção de estrutura na Avenida Antônio Carlos para funcionamento do Ponto de Táxi que está na Praça Coronel Adolfo, em frente ao Museu Legislativo.

Indicação – Que seja instalada Academia ao Ar Livre, na Praça que fica na confluência das Ruas Deolinda Dias Rosa com Joaquim Geraldo Filho, no Orozino Teixeira.

Indicação – Recapeamento asfástico na Rua Evaristo Afonso Borges, no Bairro Veredas.

Indicação – Construção de um Cemei, uma escola e uma unidade de saúde para atender aos Bairros Jardim das Oliveiras, Vila Verde e Vila Mayor.

Indicação – Medida paliativa para melhorar situação da entrada que liga Avenida Ítalo Ross aos Bairros Jardim das Oliveiras, Vila Verde e Vila Mayor.

Indicação – À Vera Cruz, para aumentar número de viagens do transporte coletivo na Linha Jardim das Oliveiras/Centro.

Indicação – Ao 37º BPM, que intensifique policiamento nos Bairros Jardim das Oliveiras, Vila Verde e Vila Mayor.

Indicação – Limpeza dos bueiros na confluência das Ruas Antônio Ferreira Gomes com Aluísio Antônio de Oliveira, no Jardim das Oliveiras.

Indicação – Que seja retirada terra ao lado de uma casa na Rua Aluísio Antônio de Oliveira, no Bairro Jardim das Oliveiras.

Moção de Congratulações – Ao Padre Mário André Ferreira Soares, que completa 15 anos de ordenação sacerdotal.

 

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios falou sobre as dificuldades enfrentadas pela Liga Araxaense de Desportos (LAD) para realização do Campeonato de Futebol Amador. O evento conta com repasse da Prefeitura e patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), mas, não conseguiu o apoio de outras empresas da cidade, o que está comprometendo a realização do campeonato das categorias de base e máster. O Vereador pediu apoio das empresas, lembrando a importância do campeonato para a cidade.

Projeto de Lei – Obriga a instalação de dispositivo antissucção para segurança em piscinas.

Indicação – Estudo da Secretaria de Saúde para disponibilizar médicos para atender aos idosos internos do Lar Ebenezer, em dois dias da semana.

Moção de Congratulações – Ao enxadrista Vitor Amorim Frois, pela conquista de prêmio nos Jogos Estudantis de Minas Gerais.

Moção de Congratulações – Ao Escritor Rodrigo Feres, pelo lançamento do livro “Tudo Que Não Tem Fim”, em Lima, no Peru, na Feira Internacional do Livro.

 

Hudson Fiuza

Indicação – Que sejam instalados hidrantes no Parque do Cristo e na Av. Washington Barcelos, próximo à Feira.

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de construção de uma rotatória na Av. João Paulo II, esquina com a Rua Paul Harris, em frente a futura sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), antes de sua inauguração.

Indicação – Placas de identificação em todas as ruas dos Bairros Jardim Europa II e Jardim Europa III.

Indicação – Instalação de lâmpadas de Led na Av. Professora Auxiliadora Paiva e na rotatória após o Viaduto Max Neumann.

 

Jairo Sávio Borges

O Vereador Jairinho Borges comentou o Projeto “Araxá Mais Verde”, que está sendo elaborado por seu gabinete que busca parcerias para viabilizá-lo. A iniciativa deve ser lançada no dia 21 de setembro e pretende sensibilizar os moradores para que seja realizado o plantio de árvores nosbairros da cidade. Ele aproveitou a oportunidade para destacar a importância das árvores para a qualidade de vida da população.

Jairinho parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e os atletas que participaram dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG).

Indicação – Recapeamento das Ruas Dorvelino Vieira, Manoel Antônio da Silva, Dário Soares, todas no Bairro Santo Antônio, Rua Campos Altos, no Bairro São Cristóvão, Rua Abdanur Elias, na Vila São Pedro e Rua Nair Pereira Duarte, no Bairro São Francisco .

Indicação – Reforma e pintura das pistas de caminhada nos canteiros das Avenidas Wilson Borges, Dâmaso Drummond e João Paulo II.

Moção de Congratulações – Ao Uniaraxá, em virtude da conquista de Nota 5, na avaliação do Curso de Fisioterapia, pelo Ministério da Educação.

 

José Valdez da Silva

O Vereador Ceará comentou a crise moral e financeira enfrentada pelo Brasil. Na opinião do parlamentar, o povo e as leis devem ser respeitados para superar essa situação. Diante desta reflexão, ele comentou que está visitando pontos da cidade para ouvir da população o que eles necessitam e como eles desejam que os vereadores se comportem.

O parlamentar apontou diversas ruas que precisam ser recapeadas, principalmente nos bairros Santo Antônio e Boa Vista. Durante essas visitas, Ceará afirma que a situação das vias públicas, que necessitam de recapeamento, é um problema constante e que tem urgência em ser resolvido pelo poder executivo.

Indicação – Reparos na Praça do Cruzeiro, no Bairro Vista.

 

Edinho Souza

O Vereador Edinho Souza comentou sua condecoração com a Medalha Alferes Tiradentes – Colar Prata, que homenageia legisladores atuantes na cidade. Edinho recebeu a homenagem no 115º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Controladores Internos, Assessores e Secretários Municipais dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no dia 25 de Agosto em Belo Horizonte no The One Business Center, onde também participou de palestras com diversos temas.

Ele aproveitou a oportunidade para visitar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para se reunir com alguns deputados. O parlamentar anunciou que, na ocasião, conseguiu junto ao Deputado Estadual Arnaldo Silva (PR), uma ambulância de grande porte para o Hospital Casa do Caminho. A unidade foi destinada via emenda parlamentar do Deputado e em breve chega à cidade. Edinho, inclusive, já comunicou o fato ao Prefeito Aracely e ao Mestre Tadeu.

 

Carlos Roberto Rosa

O Vereador Roberto voltou a cobrar o repasse para as entidades que não estão conseguindo pagar seus salários como a Fundação de Apoio ao Deficiente de Araxá (FADA) e Creche Vovó Sérgia, dentre outras instituições.

Outros assuntos relembrados por Roberto foram o reajuste salarial e do vale-alimentação dos servidores públicos municipais, que até o momento não foi concedido, e a necessidade de revitalização dos entornos da rodoviária.

Assim como o Vereador Raphael Rios, Roberto também pediu o apoio das empresas para viabilizar o Campeonato Amador e reconheceu a importância do evento e o trabalho dos organizadores. O parlamentar também lamentou que o acesso dos araxaenses ao complexo do Barreiro esteja sendo reduzido através da instalação de cercas e outras formas para intimidação da entrada de visitantes.

Indicação – Operação tapa-buracos na Rua Juca Cancio, no Bairro Urciano Lemos (Apresentado em nome do Vereador César Romero da Silva).

Indicação – Que possa ser enviada a Lei para parcelamento de dívidas dos contribuintes com o município.

Moção de Congratulações – Ao autor Domingos Guimarães, pelo lançamento da obra A Floresta do Alfabeto e O Sumiço das Vogais.

 

Bosco Júnior

Último a usar a tribuna na tarde desta terça-feira, o Vereador Bosco Júnior comentou a ciclovia em caráter experimental ao longo da Avenida Imbiara, realizada no domingo (27) por seu gabinete em parceria com a Associação dos Ciclistas de Araxá (ACICLA). Bosco agradeceu todos os parceiros que apoiaram o circuito de testes, que teve sua expectativa de público superada, recebendo mais de 450 pessoas.

O parlamentar apresentou dados extraídos de uma pesquisa realizada no evento mostrando o apoio da população a instalação de uma ciclo faixa no trecho e exibiu um vídeo com depoimentos de ciclistas. Baseado nas conclusões do evento, Bosco apresentou a seguinte indicação.

Indicação – Providências para implantação de uma Ciclo Faixa de Lazer ao longo da Avenida Imbiara.

 

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 090/2017- Dispõe sobre denominação de Logradouro Público – Praça José Adolpho de Aguiar a atual Praça que fica no entroncamento das Avenidas Geraldo Porfírio Botelho, Prefeito Aracely de Paula e Imbiara.

Projeto de Lei 091/ 2017- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Antonio da Silva – Totico, a atual Rua C do Loteamento Dona Adélia II.

Projeto de Lei 093/ 2017- Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Sociedade de Promoção Humana – SOPROH – Subvenção no valor de R$ 58.460,00 em 04 parcelas de R$ 14.615,00 para manutenção de suas atividades.

Fonte: Com Ascom Camara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x