Super banner

Conheça as propostas da candidatura de Araxá apresentadas na audiência da ALMG

Conheça as propostas da candidatura de Araxá apresentadas na audiência da ALMG

Mesa diretora do evento com deputados e gestores políticos - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Jorge Mourão – Araxá recebeu nesta quinta-feira (2) a audiência pública conjunta das comissões de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na pauta, a candidatura de Araxá para Centro de Treinamento de Seleções (CTS) no período de pré-temporada da Copa do Mundo de 2014. O encontro, solicitado via requerimento do deputado Bosco (PTdoB), foi promovido no Cine Teatro Tiradentes do Tauá Grande Hotel.

Pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, estiveram presentes os deputados Marques Abreu (PTB) – ex-jogador profissional e que presidiu a audiência – e Adelmo Carneiro Leão (PT). Pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, compareceram os deputados, Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Ulysses Gomes (PT).

A mesa diretora do evento também foi composta pelo deputado Bosco, pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques; pelo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e prefeito de Pedrinópolis, Fausto Ferreira; pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, José Maria Lemos Júnior (Juninho); e pelo secretário-adjunto de Estado de Esportes e da Juventude, Rogério Romero.

Os agentes políticos de Araxá defenderam que a cidade tem infraestrutura necessária para receber uma seleção estrangeira com rede hoteleira, aeroporto, além de viabilizar uma parceria junto ao governo do Estado e empresas privadas para a construção de um campo anexo ao Grande Hotel do Barreiro – objeto de requerimento do deputado Bosco à Codemig – e melhorias no Estádio Fausto Alvim.

Na oportunidade, um vídeo institucional da cidade foi exibido durante o discurso do prefeito Jeová. Além disso, a secretária Alda Sandra apresentou um diagnóstico de propostas elaborado pelo Comitê Municipal da Copa de 2014 e melhorias que possam contribuir para Araxá ser escolhida. Confira.

Estrutura hoteleira (Tauá Grande Hotel)

– 283 quartos com ar-condicionado, TV e frigobar;

– Localização estratégica e isolada;

– Sete funcionários que falam inglês, dois espanhol e um italiano;

– Restaurante com gastronomia internacional;

– Piscina externa aquecida, quadra de tênis, arco e flecha, ducha de cascata, fontes de águas hidrominerais, lagoa, bosque, quadra de peteca, campo de futebol, termas coberta com piscina e banheiras privativas;

– 13 salas para eventos, sala de jogos, scotch bar, dois restaurantes, salão de leitura e sala de musculação.

Segurança e policiamento

– Aumento de efetivo da Polícia Militar e frota;

– Transferência do Pelotão do Corpo de Bombeiros para Companhia, permitindo o aumento de efetivo e da frota;

– Promover reuniões com a rede hoteleira conscientizando sobre a importância da adequação das normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros dentro dos hotéis;

– Disponibilizar um carro de combate a incêndios em funcionamento que atendam às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);

– Criar uma Delegacia de Apoio ao Turista;

– Reestruturar a Delegacia Regional de Polícia Civil com aumento de efetivo para delegados investigativos e escrivãos, e, consequentemente, o aumento da frota;

– Captar recursos para o monitoramento de câmeras de segurança em cruzamentos visando um melhor policiamento na cidade.

Infraestrutura

– Expandir a sinalização turística por toda a cidade criando placas com os dizeres e dois ou três idiomas;

– Reformar o Centro de Convenções (Expominas);

– Criar novos banheiros públicos em pontos estratégicos;

– Ampliar as áreas de estacionamento para ônibus de turismo;

– Realizar melhorias infraestrutura física do estádio de acordo com as exigências da Fifa.

Capacitação

– Promover através de parceria com o Senac, Comtur e Convention e outras entidades cursos de preparação e qualificação profissional para a rede hoteleira, bares, restaurantes e serviços (idiomas, atendimento e qualificação de mão de obra) e Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar (idiomas);

– Promover juntamente com a Asttran, o Senac e o Comtur uma parceria para qualificar e credenciar os táxis já existentes;

– Realizar um trabalho com a CDL, a Acia e os sindicatos do Comércio e Patronal para conscientizar empresários e comerciantes quanto à importância de horários especiais de funcionamento.

Promoção

– Desenvolver uma logomarca para Araxá na Copa de 2014 (já executado);

– Criar material publicitário (CD e book) contendo todas as informações e os atrativos da cidade para serem enviados às 32 seleções após a aprovação de Araxá como CTS;

– Realizar um planejamento de campanha de mídia criando um clima de Copa na cidade, utilizando peças como outdoors, busdoor, banners, VTs, spots, entre outros;

– Inserir campanhas de conscientização quanto à exploração sexual em todo o material publicitário;

– Continuar e ampliar os projetos sociais no Araxá Esporte Clube que atualmente profissionaliza cerca de 90 crianças e adolescentes no esporte e incentivar o time local.

Turismo

– Implantar a linha turismo com horários definidos para city tour na cidade;

– Realizar um trabalho em parceria com a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) para melhorar o atendimento e o horário de funcionamento dos museus da cidade;

– Inserir um Centro de Informações Turísticas no aeroporto.

Entrevistas

O deputado Bosco diz que foi com muita satisfação que Araxá teve a presença da Assembleia. “Foi uma reunião de trabalho através das duas comissões para conhecer a nossa potencialidade e tornar também mais uma aliada nesse projeto, que não é só de Araxá como de toda a região. Temos todas as condições”, afirma.

O deputado Marques Abreu encerrou a audiência destacando que a candidatura de Araxá está forte para ser consolidada. “Inclusive no ano passado eu estive aqui com o Atlético como atleta profissional e nos ofereceram uma ótima oportunidade de trabalho, sobretudo, uma tranquilidade muito grande, já que é um quesito muito importante para uma boa preparação. Foi um grande debate e tenho certeza de que Araxá está forte na briga”, diz.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva ressalta que a audiência, entre outras oportunidades, deu a Araxá e região uma grande visibilidade política. “Foi um momento histórico, importante. Agora é unir todos os esforços para que isso se concretize. Temos tudo a oferecer ao mundo hoje, a hospitalidade de Araxá, o seu clima, a sua tradição e para isso é muito importante a Assembleia estar junto. Iniciamos esse grande momento. Na verdade a Copa termina em 2014, o trabalho é antecipado e com certeza está sendo feito com muita dedicação e entusiasmo”, destaca.

Para o prefeito Jeová, a primeira etapa está vencida. “Araxá está entre as seis candidatas mineiras pré-selecionadas a CTS. Agora essa conquista dessa audiência foi de toda a união política e principalmente do trabalho do deputado Bosco. Com certeza saímos daqui hoje com uma proposta para que Araxá seja um portal de entrada do turismo do Alto Paranaíba, em condições de consolidar o terceiro ponto que é a exigência da Fifa, um campo de futebol adequado. Vamos levar a nossa reivindicação ao governador Antonio Anastasia, que sempre foi amigo de Araxá, e temos na Codemig um grande representante araxaense que é o ex-prefeito Antônio Leonardo, que também será mais uma força para a gente sensibilizar o governador”, afirma o prefeito.

Alda Sandra anuncia que uma empresa do ramo de construção e jardinagem vai elaborar o projeto de um campo de futebol adequado para ser instalado no Barreiro. “Também vamos estamos propondo uma melhoria no Estádio Fausto Alvim para servir de opção. O Barreiro seria para treinamentos secretos e o estádio para treinamentos abertos. Estamos só aguardando o resultado da vistoria feita pela Fifa. As pessoas estão motivadas e querendo que Araxá seja realmente um Centro de Treinamento de Seleções. Estamos fazendo o nosso dever de casa, vamos continuar, porque isso vai ser muito importante para o turismo de Araxá.”, destaca a secretária.

Além de Araxá, Uberlândia também já recebeu a audiência pública, que segue nos próximos dias para os municípios candidatos Extrema, Matias Barbosa, Montes Claros e Juiz de Fora. Os classificados em Minas e demais cidades brasileiras farão parte de um catálogo de opções que serão escolhidos pelas comissões técnicas das seleções.

Presenças

O cine teatro recebeu um bom número de pessoas dentre autoridades e representantes de políticos – destaque para a presença do vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Antônio Leonardo Lemos Oliveira (Toninho) -, de segurança pública, sociedade empresarial, entidades, escolas e do esporte – destaque para a presença do ex-jogador Djalma Santos, bicampeão com a Seleção Brasileira e que esteve em Araxá com a delegação da Copa de 1958.

Notícias relacionadas