Super banner

Copasa investe em novos projetos de eficiência energética

Copasa investe em novos projetos de eficiência energética

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é apontada como a empresa de saneamento estadual que mais economiza água (e, consequentemente, energia), segundo o último balanço do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS). Enquanto as outras companhias têm uma perda média de 508,4 litros de água por ligação por dia, a Copasa conseguiu reduzir essa média para 264 litros, praticamente a metade.

A meta foi alcançada com a ajuda de um programa de redução de perdas de água e economia de energia elétrica desenvolvido pela empresa. Ele inclui a análise da situação atual e também propostas para alcançar maior eficiência em todos os processos da companhia, com os menores custos de energia elétrica. Uma equipe especializada foi montada para formatar e colocar em ação o programa.

O gerente do setor de Eficiência Energética da Copasa, Paulo Roberto Cherem de Souza, ressalta que economia de água e energia são inseparáveis. “A energia é o segundo custo mais alto da empresa e, por outro lado, há necessidade de se reduzir a perda e aumentar a eficiência do transporte de água, pois, para transportá-la, gasta-se energia”, explica.

Web energy

A meta da empresa é reduzir, até 2013, 10% dos seus gastos com energia, com as ações já implementadas e várias outras em projeto ou em teste como, por exemplo, a web energy – monitoramento de energia elétrica via internet, que está sendo testado nas 50 principais unidades de bombeamento da Copasa. Com esse sistema, será feito um pré-diagnóstico sobre perdas para intervir de maneira rápida, se necessário.

A empresa também está contratando um serviço de diagnóstico técnico-econômico de eficiência energética para 61 sistemas de bombeamento, buscando melhorar a eficiência dessas unidades e reduzir custos operacionais.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão sendo intensificadas as ações de redução de perdas de água, tais como pesquisa de vazamentos, controle de pressão e atualização de cadastro comercial.

Uma medida simples, mas que vai ajudar a Copasa a reduzir seus custos de energia elétrica, é a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED (de computador), mais econômicas. A troca está sendo testada na sede da empresa e a intenção é expandir sua utilização para outras unidades.

Notícias relacionadas