Super banner

Criança bate a cabeça em escola e só consegue atendimento em Patrocínio

Criança bate a cabeça em escola e só consegue atendimento em Patrocínio

Vítima sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros - Foto: Willian Tardelli

Na tarde de sexta-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Araxá atendeu uma solicitação via 193 relatando que uma criança de 5 anos sofreu uma queda e bateu a cabeça no chão em uma escola municipal da cidade.

Uma guarnição se deslocou até a escola municipal localizada no Bosque dos Ipês, às margens da BR-452, onde se deparou com a vítima no colo de sua avó. Segundo a professora da criança, o acidente aconteceu durante uma atividade.

Os bombeiros prestaram os primeiros socorros à criança, constataram suspeita de trauma no crânio e respondia somente quando estimulada. A criança foi imobilizada e em seguida transportada para o Hospital Dom Bosca, a pedido de sua avó, pois, segundo ela, a criança tem convênio particular.

A unidade de resgate se deslocou para o Hospital Dom Bosco, mas lá o atendimento foi recusado alegando que naquele momento não tinha disponível nenhum médico pediatra de plantão.

Diante deste fato, os bombeiros se recusaram a transportar a criança para outro hospital, pois ela não apresentava um quadro clínico estável, correndo o risco de complicações. Com o impasse, o médico plantonista que se encontrava naquele momento se dispôs a acompanhar os bombeiros até o Pronto Atendimento Municipal (PAM), se responsabilizando pela vítima. Lá ela foi atendida pelo pediatra plantonista

Ele avaliou a criança e constatou um sangramento na região de trás da cabeça, porém, a vítima apresentava sinal de melhora. O médico solicitou que a criança fosse transportada para um hospital onde tivesse o serviço de neurocirurgião, pois o PAM de Araxá, naquela data, não tinha este atendimento disponível.

A vítima foi transportada para o município de Patrocínio, pois, mesmo tendo convênio particular, não encontrou vaga em hospitais de Uberaba e nem em Araxá o atendimento de neurologia.

Notícias relacionadas