As crianças de Araxá e Perdizes receberam, entre os dias 7 a 11 de outubro, apresentações do projeto “Esquentou o Clima”, com o intuito de conscientizar a respeito de questões climáticas.
O projeto “Esquentou o Clima” teve como objetivo promover a conscientização sobre questões climáticas, apresentar soluções e estimular a motivação, especialmente entre as crianças. Isso foi realizado através da criação e apresentação de uma peça de teatro inédita com o nome do projeto, além da produção e distribuição de livros sobre o mesmo tema. Todas as atividades foram gratuitas e acessíveis a todos os públicos.
Os objetivos do projeto incluíram ensinar e motivar as crianças a adotarem práticas sustentáveis, como a economia de energia e o manejo consciente de resíduos. O projeto informou sobre a relação entre as ações humanas e suas consequências ambientais, promovendo a consciência ecológica. Além disso, incentivou e divulgou as artes cênicas e a literatura, ao mesmo tempo em que ensinou as crianças a cuidarem e preservar a natureza.
O projeto contou com intérpretes de libras e teve um monitor que auxiliou o público no espaço, orientando também participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentaram espectros, síndromes ou doenças que geraram limitações.
As escolas contempladas foram: Escola Municipal Lúcio dos Santos, Escola Municipal Olinda Maria da Cunha, Escola Municipal Augusto Antônio de Alvarenga – Comunidade da Macega, Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (CAIC), Escola Municipal Pio XII e Oratório Nossa Senhora Auxiliadora. Ao todo, 2.111 crianças participaram das atividades.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Esquentou o Clima’ tem a produção da Incentivar, apoio da Komedi e Webka, com patrocínio da Bem Brasil Alimentos e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 17 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder de mercado no Brasil e em todas as regiões do Brasil, segundo a Scanntech e Nielsen, e detém mais de 50% do share nacional no acumulado de 2023, conforme pesquisa Comex Stat. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1.300 empregos diretos e 4 mil indiretos. Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas, três vezes a do Selo Mais Integridade – 2021, 2022 e 2023 – e o certificado internacional de gestão ambiental ISO 14001. Na área de recursos humanos, a Bem Brasil recebeu recentemente e pelo quinto ano consecutivo a notícia de que figura no ranking de Lugares Incríveis Para Trabalhar (LIPT). Na categoria agronegócio, foi uma das ganhadoras do XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2023 e vencedora na categoria Alimentos e Bebidas no Prêmio Melhores do Agronegócio 2023, promovido pela Globo Rural. Dentre outras certificações, a empresa tem também: pelo segundo ano consecutivo, a liderança da categoria Carnes, Frios e Congelados da NPS Benchmarking da Opinion Box; além de disso, pelo segundo ano consecutivo os certificados MESC: empresa certificada em satisfação do cliente; melhor empresa em satisfação do cliente de todo o segmento; entre as 100 melhores empresas do Brasil em satisfação do cliente; e em 2024 reconhecida ainda com o certificado de Melhor Qualidade dentre todas as 10 mil marcas avaliadas pelo instituto. Possui também o selo Great Place to Work (GPTW).
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.