Super banner

CTA distribui 35 mil preservativos durante o Carnaval

CTA distribui 35 mil preservativos durante o Carnaval

CTA distribui 35 mil preservativos durante o Carnaval 1

Da Redação/Isabella Lima – No Carnaval deste ano a campanha da Coordenação Estadual de DST/Aids adota o tema “Prevenção, abordando o uso do preservativo em qualquer situação”. De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araxá, durante os cinco dias de festa serão distribuídos 35 mil preservativos.

O CTA fará blitze educativas nas Unidades Básicas de Saúde (Unis) e nas principais avenidas da cidade, distribuindo camisinhas e panfletos educativos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

A coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva, conta que o público está se conscientizando e superando a timidez na hora de aceitar os preservativos oferecidos pela sua equipe durante o Carnaval, mas que ainda tem muita gente ignorando a prevenção.

“As pessoas estão banalizando a Aids, não dando o valor que deviam dar para a prevenção. Depois que pega, aí é para o resto da vida. Infelizmente tem preconceito, o tratamento é complicado, tem efeitos colaterais”, afirma a coordenadora.

Em Araxá, são 207 pacientes soropositivos cadastrados no CTA. Desses, 145 são heterossexuais. Por ano, cada paciente com HIV custa para o país cerca de R$ 100 mil. Cada camisinha tem o valor de R$ 0,35 para o governo.

Notícias relacionadas